- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Moscou: contramedidas dos EUA para Tratado Novo START não são uma surpresa

© Sputnik / Aleksandr KryazhevComplexo de míssil balístico nuclear intercontinental Topol
Complexo de míssil balístico nuclear intercontinental Topol - Sputnik Brasil, 1920, 03.06.2023
Nos siga no
As contramedidas dos EUA ao Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Novo START) não foram uma surpresa para Moscou, já que Washington alertou sobre sua preparação, afirmou o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov.

"Primeiro, isso não foi uma surpresa para nós [...] Eles [os americanos] avisaram oficialmente, embora o tenham feito em sua maneira, que se tornou recentemente habitual, de estabelecer condições – da série 'você tem que fazer algo, então não haverá tais medidas'. Mas é claro que a linguagem dos ultimatos não funcionará conosco", disse Ryabkov.

Segundo ele, a decisão de Moscou de suspender o Tratado Novo START é inabalável, quaisquer que sejam as contramedidas americanas.

"E nossa própria condição para um retorno ao pleno funcionamento do Tratado é a rejeição pelos EUA da política fundamentalmente hostil em relação à Rússia", acrescentou ele.

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia também declarou que as afirmações recentes do conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, sobre o controle de armas possuem uma carga destrutiva e visam continuar a linha de Washington de quebrar o equilíbrio de interesses.
Em resposta à pergunta se as contramedidas dos EUA relativamente ao Novo START poderiam exacerbar a situação do controle de armas, o diplomata observou que "já é extremamente aguda".

"E por culpa dos Estados Unidos, muitos elementos da arquitetura anterior nesta esfera ou foram completamente destruídos ou foram colocados em um estado semiletal", enfatizou Ryabkov.

A partir de 1º de junho, Washington suspendeu a transmissão a Moscou de informações sobre o status e a localização das armas estratégicas americanas que se enquadram no Novo START.
Os Estados Unidos também estão cancelando os vistos emitidos aos especialistas russos para realizar inspeções sob o Tratado Novo START e não emitirão novos vistos. Além disso, Washington não fornecerá a Moscou informações telemétricas sobre lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais americanos.
Assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, durante coletiva de imprensa - Sputnik Brasil, 1920, 02.06.2023
Panorama internacional
Casa Branca: mundo adentra nova era e exige novas estratégias para prevenir corrida armamentista
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала