DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Descobrem na Via Láctea fios cósmicos horizontais misteriosos que apontam para o buraco negro (FOTO)

© AP Photo / NASA /CXC / UMass / Q.D. Wang, NRF / SARAO / MeerKATO coração da Via Láctea
O coração da Via Láctea - Sputnik Brasil, 1920, 03.06.2023
Nos siga no
Os astrônomos esperam que a descoberta lhes ajude a entender mais sobre a rotação do buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea, localizado a cerca de 26.000 anos-luz da Terra.
O novo estudo revelou a existência de centenas de fios cósmicos horizontais que apontam para o buraco negro supermassivo situado no centro da Via Láctea.
No seu estudo publicado na sexta-feira (2), uma equipe internacional de astrofísicos descreveu as estruturas misteriosas como corpos alongados de gás luminoso que possivelmente se originaram há alguns milhões de anos.
Os astrônomos sugerem que naquele tempo o fluxo de saída do buraco negro supermassivo Sagitário A* na nossa galáxia interagia com o material circundante, o que posteriormente resultou no surgimento dos filamentos horizontais galácticos, cada um dos quais se estende de cinco a dez anos-luz através do espaço.
"Foi uma surpresa encontrar de repente uma nova população de estruturas que parecem estar apontando na direção do buraco negro", disse em comunicado Farhad Yusef-Zadeh, astrônomo da Northwestern University em Evanston, Illinois, e autor principal do estudo.
A Via Láctea está cheia de fios cósmicos que saem do buraco negro supermassivo no centro da nossa galáxia. Imagens do [radiotelescópio] MeerKAT do centro galáctico com ângulos de posição codificados por cores de todos os filamentos.
"Descobrimos que esses filamentos não são aleatórios, mas parecem estar ligados ao fluxo de saída do nosso buraco negro", observou o cientista, acrescentando que ele mesmo ficou "realmente espantado" quando viu essas estruturas.
Yusef-Zadeh também disse que ele e seus colegas "sempre pensavam em filamentos verticais e sua origem", afirmando que "estou acostumado a que eles sejam verticais. Nunca considerei que poderia haver outros ao longo do plano [da galáxia]".
O astrônomo estava se referindo às descobertas anteriores da sua equipe, quando cientistas descobriram quase 1.000 filamentos verticais unidimensionais perto do centro da galáxia. Em comparação com os fios horizontais, os verticais são muito maiores – de até 150 anos-luz de comprimento.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала