- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ministros do BRICS pedem fortalecimento do sistema internacional de controle de armas

© SputnikMinistros das Relações Exteriores dos países-membros do BRICS na África do Sul, 1º de junho de 2023
Ministros das Relações Exteriores dos países-membros do BRICS na África do Sul, 1º de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.06.2023
Nos siga no
Nesta quinta-feira (1º), os ministros das Relações Exteriores de países-membros do BRICS se encontraram na Cidade do Cabo, na África do Sul, para uma reunião de cúpula e emitiram comunicado conjunto sobre vários temas.
Em meio a diversas pautas, algumas tiveram destaque, como o pedido dos chanceleres à comunidade internacional para que se fortaleça o sistema de controle de armas.
"Os ministros pediram o fortalecimento do sistema de controle de armas, desarmamento e não proliferação, incluindo a Convenção sobre a Proibição do Desenvolvimento, Produção e Armazenamento de Armas Bacteriológicas [Biológicas] e Toxinas e sobre sua Destruição [BTWC] e a Convenção sobre a Proibição do Desenvolvimento, Produção, Armazenagem e Uso de Armas Químicas e de Sua Destruição [CWC], e por preservar sua integridade e eficácia para manter a estabilidade global e a paz e segurança internacionais", disse o comunicado conjunto divulgado pelo bloco.
Os diplomatas também apoiaram as negociações de um acordo multilateral sobre a prevenção de uma corrida armamentista no espaço.
"Os ministros reafirmaram seu apoio para garantir a sustentabilidade a longo prazo das atividades espaciais e a prevenção de uma corrida armamentista no espaço sideral e de seu armamento, inclusive por meio de negociações para adotar um instrumento multilateral juridicamente vinculativo relevante", dizia o documento.
© SputnikMinistros das Relações Exteriores dos países-membros do BRICS na África do Sul, 1º de junho de 2023
Ministros das Relações Exteriores dos países-membros do BRICS na África do Sul, 1º de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.06.2023
Ministros das Relações Exteriores dos países-membros do BRICS na África do Sul, 1º de junho de 2023
Ao mesmo tempo, as autoridades apreciaram os esforços de mediação internacional destinados a encontrar uma solução pacífica para o conflito na Ucrânia.

"Os ministros recordaram suas posições nacionais sobre a situação dentro e ao redor da Ucrânia [...]. Eles observaram com apreço propostas relevantes de mediação e bons ofícios voltados para a resolução pacífica do conflito por meio do diálogo e da diplomacia."

Os ministros das Relações Exteriores do BRICS condenaram todos os ataques terroristas contra infraestrutura crítica, incluindo instalações de energia.
"Eles condenaram veementemente todos os ataques terroristas contra infraestrutura crítica, incluindo instalações críticas de energia, e contra outros alvos vulneráveis", disse o comunicado, acrescentando que o chanceleres ressaltaram a necessidade de garantir a segurança energética, uma vez que ela é crucial para o desenvolvimento econômico, a estabilidade social, a segurança nacional e o bem-estar de todas as nações do mundo.
sobre o conflito no Sudão, os diplomatas disseram que estão preocupados com o recente surto de violência no país e pediram a cessação imediata das hostilidades.
"Os ministros expressaram preocupação com o surto de violência no Sudão. Eles pediram a cessação imediata das hostilidades e pediram o acesso desimpedido da população sudanesa à assistência humanitária."
Soldados do Sudão do Sul - Sputnik Brasil, 1920, 20.04.2023
Panorama internacional
OMS relata quase 330 mortos e 3.200 feridos por confrontos no Sudão
As autoridades do BRICS também pediram plena implementação do acordo de grãos e do memorando sobre o fornecimento de produtos alimentícios russos.
"Eles pediram a implementação completa e efetiva da iniciativa de grãos do mar Negro e do memorando de entendimento entre a Federação da Rússia e o secretariado das Nações Unidas sobre a promoção de produtos alimentícios e fertilizantes russos nos mercados mundiais e enfatizam a importância de permitir que os grãos e fertilizantes para continuar a alcançar os mais necessitados", complementou o comunicado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала