Produção avançada de alcatrão de bétula de neandertais revela sua complexidade cognitiva

© AP Photo / Martin MeissnerNeandertais no museu Neanderthal em Mettmann, Alemanha (foto de arquivo)
Neandertais no museu Neanderthal em Mettmann, Alemanha (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 31.05.2023
Pesquisadores da Universidade Eberhard Karls de Tubingen e colegas na Alemanha deram uma olhada mais de perto no alcatrão de bétula usado para afixar ferramentas neandertais e encontraram uma técnica muito mais complexa para criar o adesivo do que anteriormente considerado.
Em seu artigo, publicado na Archaeological and Anthropological Sciences, a equipe comparou diferentes métodos de criação de alcatrão de bétula com os resíduos químicos encontrados em antigas ferramentas neandertais.
Um dos atributos da inteligência humana é a capacidade de sintetizar substâncias e materiais não encontrados na natureza. O uso de ferramentas já foi parte dessa consideração, mas desde que vários animais foram descobertos alterando e manipulando materiais para serem usados como ferramentas, tornou-se um sinal menos exclusivo de comportamento inteligente.
© Foto / Ciências Arqueológicas e Antropológicas (2023)Alcatrão de bétula Koenigsaw e tecnologias de produção experimental
Alcatrão de bétula Koenigsaw e tecnologias de produção experimental - Sputnik Brasil, 1920, 31.05.2023
Alcatrão de bétula Koenigsaw e tecnologias de produção experimental
O estudo de Tubingen ilustra que o alcatrão de bétula usado pelos neandertais precede qualquer adaptação conhecida pelos humanos modernos em 100.000 anos. O material pegajoso foi usado como suporte adesivo para conectar pedra a osso e madeira em ferramentas e armas, com o benefício adicional de ser resistente à água e à decomposição orgânica.
Através de uma análise química comparativa de duas peças de alcatrão de bétula da Alemanha e uma grande coleção de alcatrão de bétula de referência feita com técnicas da Idade da Pedra, os pesquisadores descobriram que os neandertais não encontraram simplesmente alcatrão de bétula após um incêndio, nem usaram o método de fabricação mais simples.
Em vez disso, os pesquisadores descobriram que os neandertais que fizeram o alcatrão de bétula alemão usaram o método mais eficiente com um processo de destilação passo a passo com restrição de oxigênio de aquecimento subterrâneo para extrair o adesivo sintético.

De acordo com os autores, "é improvável que este grau de complexidade tenha sido inventado espontaneamente". Sugerindo que a técnica teria começado com métodos mais simples e foi desenvolvida em um processo mais complexo por experimentação.

As evidências de neandertais cognitivamente complexos só aumentaram nos últimos anos, pois evidências arqueológicas revelam que muitas das primeiras tecnologias que se pensava serem invenções do ser humano moderno já estavam em uso entre os neandertais. Neste ponto, pode beneficiar qualquer um que prefere pensar na inteligência humana como uma singularidade excepcional admitir que os neandertais também eram humanos.

De acordo com os autores, "a fabricação de alcatrão de bétula neandertal parece ser a primeira manifestação documentada desse tipo na evolução humana".

Um misterioso colar feito com dente de tubarão pré-histórico foi encontrado nos destroços do RMS Titanic - Sputnik Brasil, 1920, 31.05.2023