- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Emirados Árabes Unidos saem das Forças Marítimas Combinadas lideradas pelos EUA

© AP Photo / Kamran JebreiliA bandeira nacional dos Emirados Árabes Unidos tremula a meio mastro no Museu Casa da União Etihad após o anúncio da morte do presidente dos Emirados, em Dubai, Emirados Árabes Unidos, 13 de maio de 2022
A bandeira nacional dos Emirados Árabes Unidos tremula a meio mastro no Museu Casa da União Etihad após o anúncio da morte do presidente dos Emirados, em Dubai, Emirados Árabes Unidos, 13 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 31.05.2023
Nos siga no
Os Emirados Árabes Unidos se retiraram do agrupamento naval multinacional liderado pelos Estados Unidos que opera no mar Vermelho e no golfo Pérsico, informou o Ministério das Relações Exteriores dos EAU em seu site.

"Os Emirados Árabes Unidos estão comprometidos com o diálogo pacífico e com os meios diplomáticos para alcançar objetivos comuns de segurança e estabilidade regional. Como resultado de nossa avaliação contínua da eficácia da cooperação de segurança com todos os parceiros dos Emirados Árabes Unidos, nos retiramos das Forças Marítimas Combinadas há dois meses", diz o comunicado.

O Ministério das Relações Exteriores enfatizou que "os EAU continuam comprometidos em garantir de forma responsável a segurança da navegação em seus mares, de acordo com a lei internacional".
Nesse sentido, o ministério criticou a interpretação de alguns meios de comunicação sobre as conversas entre os EAU e os Estados Unidos sobre segurança marítima, chamando-a de "falsa".
As Forças Marítimas Combinadas, sediadas no Bahrein junto com a Quinta Frota dos EUA, são compostas por 34 países, inclusive o Brasil, e se dedicam à segurança marítima e ao combate à pirataria no mar Vermelho e no golfo Pérsico.
Presidente russo, Vladimir Putin (à direita), e o presidente dos Emirados Árabes Unidos, sheik Mohamed bin Zayed Al Nahyan (à esquerda) - Sputnik Brasil, 1920, 17.05.2023
Panorama internacional
Washington volta a ameaçar Emirados Árabes por cooperarem com Rússia e China
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала