DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Detectada pluma de água de quase 10 mil quilômetros jorrando da lua Encélado de Saturno (FOTO)

© Foto / NASA/JPL-CaltechEsta ilustração mostra o mergulho de Cassini através da pluma de Encélado em 2015. As descobertas do mundo oceânico feitas pela Cassini e pelo Hubble ajudarão a informar a exploração futura e a busca mais efetiva de vida além da terra.
Esta ilustração mostra o mergulho de Cassini através da pluma de Encélado em 2015. As descobertas do mundo oceânico feitas pela Cassini e pelo Hubble ajudarão a informar a exploração futura e a busca mais efetiva de vida além da terra. - Sputnik Brasil, 1920, 31.05.2023
Nos siga no
Plumas de água são semelhantes a gêiseres e emitem uma mistura de vapor, gelo, sais, metano e outras moléculas orgânicas.
Encélado, um dos satélites de Saturno, foi observado pelo Telescópio Espacial James Webb, revelando uma importante característica.
Em 2005, a sonda Cassini, da NASA, registrou cortinas de gêiser, uma fonte termal que entra em erupção periodicamente, saindo de fissuras perto do polo sul de Encélado.
De acordo com os cientistas, alguns dos jatos às vezes chegavam a jorrar 200 quilos de água por segundo, com algumas partículas chegando a se tornar parte dos anéis de Saturno.
O Encélado apresenta ingredientes necessários para sustentar a vida, o que significa que uma amostra das plumas dos gêiseres é algo realmente precioso.
© Foto / NASA, ESA, CSA, STScI, and G. Villanueva (NASA’s Goddard Space Flight Center). Image Processing: A. Pagan (STScI)Pluma de vapor d'água escapando do polo sul da lua de Saturno, Encélado
Pluma de vapor d'água escapando do polo sul da lua de Saturno, Encélado - Sputnik Brasil, 1920, 31.05.2023
Pluma de vapor d'água escapando do polo sul da lua de Saturno, Encélado
Segundo as medições do James Webb, as fontes termais dessa lua são capazes de atingir mais do que o dobro de altitude do que se sabia anteriormente.
"A nova observação oferecerá nossa melhor chance de procurar indicadores de habitabilidade na superfície dessa lua", afirmou o líder do projeto, Christopher Glein.
Também foi analisado o espectro da luz solar refletindo em Encélado, encontrando evidências de diversos compostos que poderiam sugerir atividade geológica ou biológica no oceano da lua.
A equipe da NASA deverá publicar em breve um estudo contendo outras informações, bem como o volume de água liberado pela pluma detectada e sua temperatura.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала