- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Declaração conjunta: UE e Estados Unidos combaterão 'desinformação russa' na América Latina e África

© AP Photo / Virginia MayoUm trabalhador ajusta as bandeiras dos EUA e da UE antes da chegada do chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, e do secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, durante a reunião ministerial do Conselho de Energia UE-EUA no prédio do Conselho Europeu em Bruxelas, 4 de abril de 2023
Um trabalhador ajusta as bandeiras dos EUA e da UE antes da chegada do chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, e do secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, durante a reunião ministerial do Conselho de Energia UE-EUA no prédio do Conselho Europeu em Bruxelas, 4 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 31.05.2023
Nos siga no
A União Europeia (UE) e os EUA concordaram em aprofundar a cooperação no combate à desinformação, à manipulação de informações e à interferência em assuntos de países terceiros, querendo concentrar esforços principalmente na África e na América Latina.
Isso vem da declaração conjunta divulgada após a reunião regular do Conselho de Comércio e Tecnologia UE-EUA na Suécia.

"A União Europeia e os Estados Unidos estão profundamente preocupados com a manipulação de informações e interferência estrangeiras [MIIE] e a desinformação", diz a declaração.

O documento acusa a Rússia e a China de "uso estratégico e coordenado de tais atividades " e "narrativas de desinformação" sobre o conflito na Ucrânia.

"A amplificação pela República Popular da China das narrativas de desinformação russas sobre a guerra [na Ucrânia] são exemplos claros dos perigos da MIIE, e os efeitos podem ser vistos em muitos países do mundo, principalmente na África e na América Latina", acrescenta.

O conselho também solicitou que as plataformas on-line que operam na África, na América Latina e nos países vizinhos da UE garantam uma "resposta eficaz à desinformação e à manipulação de informações e interferência estrangeiras".
Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante uma coletiva de imprensa após as conversas em Nairóbi. - Sputnik Brasil, 1920, 29.05.2023
Operação militar especial russa
Lavrov: apego do Ocidente à fórmula bárbara de Zelensky diz que está disposto a apoiar genocídio
A declaração afirma também que a UE e os EUA continuarão a coordenar esforços na estrutura do conselho para implementar restrições de exportação impostas anteriormente como parte das sanções ocidentais contra a Rússia e fortalecerão a cooperação com países terceiros para combater a evasão a essas restrições.
A UE e os Estados Unidos estabeleceram o Conselho de Comércio e Tecnologia em 2021, servindo como um fórum para a coordenação da cooperação e das políticas das partes em questões-chave no desenvolvimento do comércio e da tecnologia.
O conselho tem dez grupos de trabalho sobre padrões de tecnologia, inteligência artificial, semicondutores, controles de exportação e questões de comércio global.
A próxima reunião do conselho será organizada pelos EUA e está programada para o final de 2023.
Fotografia oficial dos Presidentes dos países da América do Sul durante a Cúpula do Sul, 30 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 31.05.2023
Panorama internacional
'América do Sul volta a se reunir após a destruição de sua unidade': como foi a cúpula de Brasília
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала