- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China começa a perfurar buraco de 10.000 metros de profundidade na crosta terrestre

© AFP 2023 / Giuseppe CacaceEsta foto tirada em 30 de agosto de 2022 mostra uma bomba de perfuração de petróleo em meio às dunas de areia no deserto do emirado do Golfo de Dubai
Esta foto tirada em 30 de agosto de 2022 mostra uma bomba de perfuração de petróleo em meio às dunas de areia no deserto do emirado do Golfo de Dubai - Sputnik Brasil, 1920, 31.05.2023
Nos siga no
Em um discurso dirigido a alguns dos principais cientistas do país em 2021, o presidente Xi Jinping pediu maior progresso na exploração da Terra profunda.
Ontem (30), cientistas chineses começaram a perfurar um buraco de 10.000 metros na crosta terrestre na região rica em petróleo de Xinjiang. A perfuração será o poço mais profundo da história da China, segundo a Bloomberg.
Plástico e lixo no ponto mais profundo da fossa das Filipinas - Sputnik Brasil, 1920, 13.12.2022
Ciência e sociedade
Cientistas da China pesquisam segredos de um dos lugares mais profundos da Terra
O poço estreito no solo penetrará em mais de dez estratos continentais, ou camadas de rocha e atingirá o sistema cretáceo na crosta terrestre, que apresenta rochas que datam de 145 milhões de anos, diz a mídia.
"A dificuldade de construção do projeto de perfuração pode ser comparada a um grande caminhão dirigindo em dois cabos de aço finos", disse Sun Jinsheng, cientista da Academia Chinesa de Engenharia.
Até hoje, o buraco mais profundo feito pelo homem na Terra ainda é o poço russo Kola Superdeep, que atingiu uma profundidade de 12.262 metros em 1989, após 20 anos de perfuração.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала