- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Casa Branca: não encorajamos ataques à Rússia porque 'não queremos ver a escalada' do conflito

© AFP 2023 / DANIEL SLIMO prédio da Casa Branca, Washington, DC, EUA, 19 de maio de 2022
O prédio da Casa Branca, Washington, DC, EUA, 19 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 31.05.2023
Nos siga no
Os Estados Unidos não encorajam a Ucrânia a atacar a Rússia e não querem ver o conflito militar escalar, disse o coordenador de comunicações estratégicas da Casa Branca, John Kirby, nesta quarta-feira (31), após os recentes ataques de drones a Moscou.
"Não queremos encorajar ataques dentro da Rússia porque não queremos ver a escalada da guerra", disse Kirby.
Ao mesmo tempo, Kirby afirmou que Kiev tem o direito de legítima defesa e apontou que cabe aos ucranianos decidir o que fazer com as armas fabricadas nos Estados Unidos que estão recebendo.
"Eles nos deram garantias de que não usarão nosso equipamento para atacar dentro da Rússia, mas uma vez que chegue a eles, pertence a eles", acrescentou.
O Ministério da Defesa da Rússia disse que a Ucrânia lançou na terça-feira (30) um ataque terrorista de drones em Moscou. Ele disse que oito veículos aéreos não tripulados (UAV, na sigla em inglês) do tipo aeronave estavam envolvidos. Cinco foram abatidos por um sistema de armas antiaéreas na região de Moscou, três foram suprimidos por sistemas de guerra eletrônica e desviaram de seus alvos pretendidos.
"Nós temos tido contato com nossos colegas ucranianos desde que eles começaram a planejar esta contraofensiva. Continuamos o contato com eles", disse Kirby.
A Ucrânia vai lançar uma ofensiva neste verão (do Hemisfério Norte), e os Estados Unidos estão preparando novas entregas de armas para Kiev, disse John Kirby.
Os países ocidentais têm fornecido a Kiev vários tipos de sistemas de armas, incluindo mísseis de defesa aérea, sistemas de foguetes de lançamento múltiplo, tanques, artilharia autopropulsada e canhões antiaéreos, desde que a Rússia lançou sua operação militar especial na Ucrânia há mais de um ano. O Kremlin tem alertado contra novas entregas de armas a Kiev.
Kremlin de Moscou. - Sputnik Brasil, 1920, 31.05.2023
Panorama internacional
Ocidente pensa que Ucrânia está por trás da série de ataques na Rússia, apesar das negações de Kiev
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала