Destróier japonês hasteia bandeira polêmica ao chegar à Coreia do Sul para exercício conjunto

© AP Photo / Koji SasaharaBandeira do Sol Nascente, a bandeira militar do Japão, içada no navio de desembarque JS Kunisaki da Força Marítima de Autodefesa do Japão
Bandeira do Sol Nascente, a bandeira militar do Japão, içada no navio de desembarque JS Kunisaki da Força Marítima de Autodefesa do Japão - Sputnik Brasil, 1920, 30.05.2023
Nos siga no
Um navio de guerra japonês chegou à Coreia do Sul na segunda-feira (30) para um exercício naval multinacional no final desta semana, hasteando uma bandeira que, para muitos coreanos, simboliza o expansionismo militar e a colonização do Japão no passado, relata o South China Morning Post.
O exercício militar Eastern Endeavour 23 entre os Estados Unidos, Austrália, Canadá, Cingapura e Japão está programado para esta quarta-feira (31) em águas internacionais perto da ilha de Jeju.

"O JS Hamagiri, um destróier da classe Asagiri da Força Marítima de Autodefesa do Japão, navegou até o porto de Busan com a bandeira do Sol Nascente hasteada, antes do exercício Eastern Endeavour 23, que tem como objetivo reforçar as capacidades estratégicas para prevenir e impedir a proliferação de armas de destruição em massa [ADM]", indica o artigo.

Muitos coreanos associam a bandeira à época do Império Japonês e da Segunda Guerra Mundial, quando a Coreia era uma colônia japonesa (1910 - 1945), e aos numerosos crimes de guerra cometidos pelos militares japoneses. Atualmente, a bandeira é usada pela Força Marítima de Autodefesa do Japão.

"[Muitos coreanos] veem isso como um sinal de que Tóquio nunca abordará seu passado de forma adequada e séria."

CC BY 2.0 / Flickr/Gaillimh / Bandeira do Sol Nascente
Bandeira do Sol Nascente - Sputnik Brasil, 1920, 30.05.2023
Bandeira do Sol Nascente
O artigo observa que esta bandeira tem sido uma das muitas questões diplomáticas delicadas entre os dois países.
Em 2018, a Marinha da Coreia do Sul solicitou ao governo japonês que não hasteasse essas bandeiras durante a Parada Naval Internacional de Jeju. Então, a parte japonesa se retirou do evento.
Segundo o jornal, o Ministério da Defesa não está preocupado com a bandeira desta vez, observando que o hasteamento de bandeiras de identificação ao entrar em um porto estrangeiro é uma prática internacional comum.
Por sua vez, o Japão afirmou que seus navios de guerra são legalmente obrigados a hastear a bandeira do Sol Nascente junto com sua bandeira nacional e que, de acordo com o direito marítimo internacional, esta insígnia é reconhecida como o símbolo para mostrar sua nacionalidade.
O navio da marinha filipina BRP Antonio Luna (FF-151) lança chamarizes de chaff toureiro durante uma demonstração de capacidade da marinha, testemunhada pelo presidente filipino Ferdinand Marcos Jr. , ao largo de Zambales, de frente para o Mar da China Meridional em 19 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 29.05.2023
Panorama internacional
EUA, Japão e Filipinas realizarão 1º exercício conjunto focado no combate à China no Indo-Pacífico
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала