- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Maduro chega ao Brasil para participar de cúpula de presidentes da América do Sul

© AP Photo / Vahid SalemiO presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante coletiva de imprensa com seu homólogo iraniano, Ebrahim Raisi, em Teerã, no Irã, em 11 de junho de 2022
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante coletiva de imprensa com seu homólogo iraniano, Ebrahim Raisi, em Teerã, no Irã, em 11 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.05.2023
Nos siga no
O presidente venezuelano Nicolás Maduro chegou ao Brasil em 28 de maio como parte de uma visita oficial, cujo objetivo é avançar a agenda de restabelecimento de laços diplomáticos entre as duas nações, informa a mídia estatal Venezolana de Televisión.

"O chefe de Estado, Nicolás Maduro, chegou a Brasília, capital da República Federativa do Brasil, como parte do restabelecimento das relações bilaterais e para participar da reunião de presidentes sul-americanos", relata a mídia.

Agradeço a calorosa recepção que tivemos em Brasília, capital da República Federativa do Brasil. Estaremos desenvolvendo nas próximas horas uma agenda diplomática que fortalecerá a necessária união dos povos de nosso continente. Fiquem atentos!
Maduro não vinha ao país desde 2015, quando participou da posse da ex-presidente Dilma Rousseff.
Segundo O Globo, na terça-feira (30), Maduro vai participar da reunião com líderes dos 12 países da América do Sul em Brasília, proposta pelo presidente Lula, em que será discutida a criação de um mecanismo de integração, que pode ser uma plataforma de debates dos países sul-americanos.
Em 24 de maio, o embaixador da Venezuela em Brasília, Manuel Vadell, entregou suas credenciais como representante diplomático no Brasil ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A Venezuela e o Brasil retomaram os laços diplomáticos em 1º de janeiro deste ano, após a posse do presidente brasileiro.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa durante a cúpula da CELAC, 23 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.05.2023
Notícias do Brasil
Brasil receberá pelo menos 10 presidentes da América do Sul para cúpula; Maduro é um dos aguardados
A reaproximação ocorreu após uma interrupção de três anos, quando o então presidente Jair Bolsonaro reconheceu o líder da oposição Juan Guaidó como "presidente interino" da Venezuela.
Além disso, em abril de 2020, o Brasil fechou formalmente sua missão na Venezuela, após retirar seus diplomatas e funcionários da embaixada e do consulado, como parte do endurecimento das relações com o governo de Nicolás Maduro.
Atualmente, os governos de Maduro e Lula da Silva têm embaixadores e representações diplomáticas nos dois países.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала