- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Kremlin: há 'grande vácuo' na estabilidade estratégica, que deve ser preenchido com novos tratados

© Sputnik / Aleksei MaishevAo centro, a Torre Spasskaya, do Kremlin de Moscou
Ao centro, a Torre Spasskaya, do Kremlin de Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 29.05.2023
Nos siga no
Atualmente, existe um grande vácuo na esfera da estabilidade estratégica, que precisa ser preenchido urgentemente com novos atos de segurança internacional, disse o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov.
Anteriormente, o presidente russo Vladimir Putin assinou a lei de denúncia do Tratado sobre Forças Armadas Convencionais na Europa.

"Nessa área, na área de controle de armas e estabilidade estratégica, há agora, é claro, um grande vácuo que precisa urgentemente, em teoria, ser preenchido com novos atos de direito internacional que regulariam essa situação. Isso é do interesse de praticamente todo o mundo", disse Peskov aos repórteres.

O Tratado sobre Forças Armadas Convencionais na Europa (FCE) foi assinado em 1990 pelos chefes de governo dos Estados-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e dos países do antigo Pacto de Varsóvia.
Uma versão atualizada foi assinada na cúpula da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) em 1999. Apenas quatro países – Rússia, Belarus, Cazaquistão e Ucrânia – ratificaram o tratado adaptado.
Em 2007, a Rússia suspendeu a aplicação do Tratado em sinal de protesto contra o escudo de proteção antimísseis projetado pelos EUA e "até que os países da OTAN ratifiquem o tratado adaptado e comecem a implementar o documento de boa fé".
Sistemas de mísseis táticos Iskander-M pertencentes à 12ª Brigada de Foguetes da Guarda durante desfile na Praça Vermelha, 9 de maio de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 28.05.2023
Panorama internacional
Especialista: por que a OTAN não tem o direito de reclamar sobre armas nucleares russas em Belarus?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала