- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Queda da lira turca faz parte de estratégia dos EUA para derrubar Erdogan, diz especialista

© iStock.com / MicroStockHubLira turca
Lira turca - Sputnik Brasil, 1920, 28.05.2023
Nos siga no
Mirmehdi M. Aghazada, professor da Universidade Russa da Amizade dos Povos, comentou à Sputnik os interesses e ações da administração Biden nas eleições presidenciais na Turquia.
Não é novidade para ninguém que o Ocidente não está satisfeito com a política externa independente das autoridades turcas, liderada por Recep Tayyip Erdogan.
Isso porque ele não apenas mantém boas relações com a Rússia, como também se nega a seguir a doutrina americana e impor sanções contra o país liderado por Vladimir Putin.
Em 2020, o presidente norte-americano afirmou publicamente que era preciso apoiar a oposição turca para derrubar Erdogan nas eleições.
Após a vitória de Biden nas eleições presidenciais dos EUA, a economia turca se tornou um dos principais "alvos" das grandes instituições financeiras ocidentais.
O principal objetivo das ações de Biden é reduzir a confiança da população turca com relação ao atual governo. Com isso, os americanos tentam atingir e enfraquecer a economia turca para tirar Erdogan do poder.
Apoiadores do presidente turco Recep Tayyip Erdogan e do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) agitam bandeiras na sede do APK em Ancara, Turquia, 14 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 28.05.2023
Panorama internacional
Turquia realiza hoje 2º turno das eleições presidenciais
Tanto que a lira turca atingiu sua máxima desvalorização na véspera do segundo turno das eleições presidenciais no país, recorda o especialista.
O especialista diz acreditar na vitória de Erdogan, o que continuará provocando a pressão das grandes instituições financeiras ocidentais sobre sua economia, e consequentemente, afetará negativamente o valor da moeda turca.
Uma fonte ligada à política do país afirmou à Sputnik que houve uma tentativa de fazer com que os juros da lira turca aumentassem, e consequentemente, resultasse na valorização do dólar nas vésperas das eleições.
Contudo, o Banco Central conseguiu atender à crescente demanda pelo dólar, evitando a valorização da moeda americana.
Recep Tayyip Erdogan, presidente turco, fala aos apoiadores do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, na sigla em turco) em Ancara, Turquia, 15 de maio de 2023
 - Sputnik Brasil, 1920, 20.05.2023
Panorama internacional
Turquia não colocará as exigências dos países ocidentais em primeiro lugar, diz Erdogan
Desta forma, as eleições deste domingo (28) foram precedidas por um ataque contra a moeda turca, com o objetivo de pressionar a economia do país.
Durante essa tentativa, os especialistas dos bancos ocidentais, como JPMorgan Chase e HSBC Holdings começaram a divulgar especulações de que a lira custaria até 24-25 liras turcas por um dólar, em uma divulgação massiva utilizada como parte da estratégia ocidental para influenciar as eleições na Turquia.
Além disso, o Ocidente agiu no mercado financeiro para tentar derrubar o câmbio turco.
Para proteger a lira e sob a forte pressão dos investidores, o Banco Central turco teve que vender ativamente moeda no mercado interno.
De 5 a 12 de maio as reservas de ouro do país sofreu uma redução de US$ 7,6 bilhões (R$ 37,9 bilhões).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала