- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Itamaraty anuncia interrupção de vendas de armas do Brasil para o Peru

© AFP 2023 / Mídia AssociadaSoldados peruanos montam acampamento após sua chegada para operações de vigilância e patrulha, em Tacna, na fronteira Peru-Chile, em 28 de abril de 2023
Soldados peruanos montam acampamento após sua chegada para operações de vigilância e patrulha, em Tacna, na fronteira Peru-Chile, em 28 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.05.2023
Nos siga no
Em informação divulgada pelo chanceler brasileiro, Mauro Vieira, o governo federal decidiu suspender a venda de armas letais ao peru enquanto não cessar o período de instabilidade política e social no país vizinho.
A decisão acontece depois do pedido apresentado pela deputada Fernanda Melchionna (PSOL), quando enviou em janeiro dois ofícios aos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores pedindo para ser averiguada a exportação de 28.960 projéteis ao Estado peruano no fim da gestão Bolsonaro, conforme noticiado.

"Levei isso ao presidente. Não vamos vender mais armas ao Peru. As armas que estão lá foram vendidas há três anos. Nesse momento não há nenhum pedido [do Peru por armas]. Isso foi feito há um tempo, e enquanto a situação perdurar não existirá essa exportação", afirmou Vieira em uma audiência na Câmara dos Deputados nesta semana segundo o portal Metrópoles.

Entretanto, a mídia relembra que na iniciativa privada, o país vizinho também compra armamentos. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, entre janeiro e abril deste ano, foram exportados R$ 1,44 milhão em armas de fogo e munição ao país. No ano passado, as vendas totalizaram R$ 6,5 milhões.
Manifestante protesta no Peru empunhando uma bandeira Wiphala, símbolo dos povos originários. Lima, 7 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.02.2023
Panorama internacional
Peru: 60 pessoas morreram desde o início dos protestos, diz Defensoria
Após a deposição do então presidente Pedro Castillo no ano passado, mais de 60 peruanos morreram em confrontos com a polícia durante protestos violentos por todo país.

A presidência do Peru é atualmente ocupada por Dina Boluarte, vice na chapa que elegeu Castillo. O Ministério Público intimou Boluarte a depor, na próxima quarta-feira (31/5), em uma investigação que apura a responsabilidade da presidente nas mortes dos manifestantes.

O Peru é o único país que não respondeu ao chamado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o retiro que acontecerá entre chefes de Estado sul-americanos em Brasília no dia 30 por conta do caos político no país, conforme noticiado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала