- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Comitê da China do Congresso dos EUA recomenda participação da Índia na OTAN+5

© AFP 2023 / Roberto SchmidtComitê Seleto da Câmara dos Representantes dos EUA observa documentos fotográficos durante a primeira audiência sobre segurança nacional e supostas ameaças chinesas aos Estados Unidos no Capitólio, Washington, EUA, 28 de fevereiro de 2023
Comitê Seleto da Câmara dos Representantes dos EUA observa documentos fotográficos durante a primeira audiência sobre segurança nacional e supostas ameaças chinesas aos Estados Unidos no Capitólio, Washington, EUA, 28 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.05.2023
Nos siga no
A OTAN+5 inclui, além dos 31 Estados-membros, a Austrália, Nova Zelândia, Japão, Israel e a Coreia do Sul, que um comitê do Congresso dos EUA quer ver agindo em conjunto contra a China.
O Comitê Seleto da Câmara dos Representantes sobre o Partido Comunista Chinês recomendou fortalecer a OTAN e seus parceiros próximos com a inclusão da Índia, informou no sábado (27) o jornal indiano The Economic Times.
A chamada NATO Plus, atualmente NATO+5, ou OTAN+5, é um acordo de segurança que inclui a OTAN e cinco países alinhados, a Austrália, Nova Zelândia, Japão, Israel e a Coreia do Sul, com o objetivo declarado de impulsionar a cooperação global de defesa.
Entre outras medidas aprovadas nesta semana, o Comitê Seleto americano prevê fornecer mais armamentos a Taiwan.
Ele espera que a recomendação seja incluída na Lei de Autorização de Defesa Nacional (NDAA, na sigla em inglês) de 2024 dos EUA e depois se torne lei no país.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, ao centro à esquerda, convoca os líderes da OTAN, tanto pessoalmente como na tela, para uma cúpula virtual na sede da OTAN em Bruxelas, sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022. No dia seguinte ao início da operação da Rússia na Ucrânia, os líderes dos 30 países-membros da OTAN convocaram uma cúpula virtual de emergência para abordar o que eles descreveram como a maior ameaça à segurança euro-atlântica em décadas – o lançamento do que se tornaria a maior guerra terrestre na Europa desde 1945.


 - Sputnik Brasil, 1920, 15.05.2023
OTAN pretende coletar dados sobre crescimento do potencial militar da China
Para esse fim, o Congresso deve aprovar uma legislação semelhante à Lei STAND with Taiwan (Lei Estamos com Taiwan) de 2023, que obriga o desenvolvimento de um pacote de sanções econômicas a ser empregue no caso de um ataque da República Popular da China a Taiwan, afirmou o comitê. Para que elas fossem eficazes, sublinha ele, elas teriam de ser aplicadas pelo G7, a OTAN, a OTAN+5 e os Estados-membros do Quad, parceria formada, além dos EUA, pela Austrália, o Japão e a Índia.
O Comitê Seleto ainda recomendou combater em conjunto a "coerção econômica" de Pequim e apoiar Taiwan economicamente.
A incorporação da Índia facilitaria o compartilhamento contínuo de inteligência entre esses países e a Índia teria acesso à tecnologia militar mais recente sem grande atraso, sublinha o The Economic Times.
Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, fará uma visita oficial aos EUA em junho.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала