- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Reviravolta' para a Coreia do Sul: governo teria aceitado transferir munições à Ucrânia

© AP Photo / Ahn Young-joonSoldados da 2ª Divisão de Infantaria dos EUA verificam suas metralhadoras enquanto participam de tiros de teste em Camp Casey, Dongducheon, Coreia do Sul, 3 de maio de 2023
Soldados da 2ª Divisão de Infantaria dos EUA verificam suas metralhadoras enquanto participam de tiros de teste em Camp Casey, Dongducheon, Coreia do Sul, 3 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.05.2023
Nos siga no
Seul teria falado com Washington antes de decidir enviar centenas de milhares de projéteis de artilharia para as mãos de Kiev, usando os EUA como intermediário.
A Coreia do Sul aprovou o envio de centenas de milhares de projéteis de artilharia para a Ucrânia em um "acordo confidencial" com os EUA, informou na quarta-feira (24) o jornal norte-americano The Wall Street Journal (WSJ).
Segundo as fontes do jornal, que falam de uma "reviravolta" para Seul, o governo do país primeiro transferirá munições para os EUA, que depois as entregará à Ucrânia.
No entanto, Joen Ha-kyu, porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul, crê que o material do WSJ contém "partes imprecisas".
"Foram realizadas várias discussões e solicitações, e o nosso governo tomará as medidas apropriadas enquanto examina a guerra e a situação humanitária na Ucrânia de forma abrangente", disse ele em uma coletiva de imprensa na quarta-feira (24), citado pela agência britânica Reuters.
A decisão de Seul de fornecer munições a Kiev através de Washington permite que o governo de Joe Biden adie a decisão de atender à demanda da Ucrânia de fornecer munições de fragmentação proibidas por muitos países. No entanto, mesmo com vários membros do Congresso fazendo lobby junto à Casa Branca a favor do envio de tais munições, Washington se manifestou contra seu fornecimento, citando o consenso internacional contra tais projéteis.
Olena Zelenska, primeira-dama da Ucrânia (à esquerda), cumprimenta Yoon Suk Yeol, presidente da Coreia do Sul (à direita) no gabinete presidencial sul-coreano em Seul, Coreia do Sul, 16 de maio de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 17.05.2023
Operação militar especial russa
Coreia do Sul aumentará apoio não letal à Ucrânia, diz mídia
A mudança de posição da Coreia do Sul ocorre depois que seu presidente Yoon Suk-yeol se reuniu em abril com seu homólogo norte-americano Joe Biden em Washington, EUA. Durante sua visita, Biden prometeu assistência contínua a Kiev e tomar "todas as medidas necessárias para defender as normas e leis internacionais".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала