- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA não terão bases militares na Indonésia, afirma governador provincial

© AFP 2023 / ADEK BERRYSoldados indonésios no momento de chegada ao aeroporto militar de Roesmin Noerjadin
Soldados indonésios no momento de chegada ao aeroporto militar de Roesmin Noerjadin - Sputnik Brasil, 1920, 26.05.2023
Nos siga no
A Indonésia é um país neutro e não deixará que bases dos EUA sejam implantadas em seu território, ao contrário das Filipinas, disse à Sputnik Olly Dondokambey, governador da província de Sulawesi do Norte.
"O sistema político da Indonésia é baseado em dois princípios: ativismo e liberdade", observou Dondokambey.

"Isso significa que nunca tomaremos partido em um confronto entre grandes potências. Temos nossos próprios princípios. Portanto, um cenário em que poderíamos hospedar bases militares americanas é impossível", acrescentou ele.

Apesar da proximidade de Sulawesi do Norte com as Filipinas e suas águas disputadas, a província não se encontra no epicentro do conflito regional, ressaltou o governador indonésio.
Em fevereiro, as Filipinas concederam aos EUA acesso a quatro bases militares adicionais, com as quais Washington supostamente planeja fortalecer sua linha de defesa em torno da China.
Ferdinand Marcos Jr., presidente das Filipinas, acompanhado por funcionário do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS, na sigla em inglês), sai após dar entrevista ao think tank em Washington, EUA, 4 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.05.2023
Panorama internacional
Filipinas revelam por que bases dos EUA no país seriam 'úteis' no caso de ataque a Taiwan
O Acordo de Cooperação em Defesa Reforçada assinado pelas partes em 2014, estabelece que os EUA não estão autorizados a ter bases militares permanentes nas Filipinas; no entanto, o documento prevê a permanência prolongada de tropas dos EUA nas bases militares filipinas.
No início de maio, o presidente flipino Ferdinand Marcos Jr. disse que o governo de seu país se opôs a quaisquer provocações militares na região e ressaltou que não permitiria que a nação fosse transformada em um posto de preparação para campanhas militares de qualquer país.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала