- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Enviado chinês pede à Europa para considerar China uma alternativa econômica aos EUA, diz mídia

© Sputnik / Aleksei NikolskyPresidente russo, Vladimir Putin, e o então embaixador da China na Rússia, Li Hui, agraciado com a Ordem da Amizade, 23 de maio de 2019.
Presidente russo, Vladimir Putin, e o então embaixador da China na Rússia, Li Hui, agraciado com a Ordem da Amizade, 23 de maio de 2019. - Sputnik Brasil, 1920, 26.05.2023
Nos siga no
O representante especial da China para assuntos eurasiáticos, Li Hui, durante sua visita à Europa, pediu às autoridades que considerem a China como uma alternativa econômica aos Estados Unidos, informou o Wall Street Journal, citando autoridades ocidentais familiarizadas com as conversas.
"O diplomata Li Hui, que visitou Kiev, Varsóvia, Berlim, Paris e Bruxelas neste mês, pediu aos governos europeus que vejam a China como uma alternativa econômica a Washington e disse que eles devem agir rapidamente para acabar com o conflito entre a Rússia e a Ucrânia antes que ele se espalhe", diz o artigo.
Hoje (26), Li Hui chegou ao Ministério das Relações Exteriores da Rússia, onde manteve conversações sobre a solução da crise ucraniana. O diplomata se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov.
A visita à Rússia conclui a turnê do enviado especial chinês, durante a qual ele visitou a Ucrânia, Polônia, França, Alemanha e Bélgica, onde discutiu a iniciativa de paz de Pequim para uma solução política para a crise na república pós-soviética.
© Sputnik / Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da RússiaMinistro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, à esquerda, e Li Hui, enviado especial da China para assuntos eurasiáticos, mantêm conversações em Moscou, 16 de maio de 2023.
Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, à esquerda, e Li Hui, enviado especial da China para assuntos eurasiáticos, mantêm conversações em Moscou, 16 de maio de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 26.05.2023
Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, à esquerda, e Li Hui, enviado especial da China para assuntos eurasiáticos, mantêm conversações em Moscou, 16 de maio de 2023.
Anteriormente, a China propôs um plano de paz para a solução do conflito na Ucrânia. Em fevereiro, Pequim divulgou um documento de 12 pontos intitulado "Posição da China sobre a solução política da crise na Ucrânia", exigindo o respeito pela soberania de todos os países, o fim das hostilidades e a retomada das negociações de paz entre Moscou e Kiev.
Por sua vez, o porta-voz do presidente russo Dmitry Peskov disse que a Rússia está pronta para analisar quaisquer ideias que levem em conta a posição russa.
Antes disso, Lula da Silva afirmou que os EUA e a Europa devem começar a falar em chegar a um acordo na Ucrânia, em vez de incentivar o confronto.
Ele pediu aos países não envolvidos no conflito na Ucrânia que assumam a responsabilidade de fazer avançar as negociações de paz, bem como de proporcionar à Rússia "condições mínimas" para pôr fim ao conflito.
Além disso, Lula da Silva propôs a criação de um formato semelhante ao G20 para discutir a situação na Ucrânia.
Vladimir Putin, presidente russo, em uma reunião  com a organização de empresários russa Delovaya Rossiya - Sputnik Brasil, 1920, 26.05.2023
Panorama internacional
Putin interrompe reunião empresarial para falar com Lula (VÍDEO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала