- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Economista americano revela provocações dos EUA na Ucrânia para desencadear guerra

© Sputnik / Mikhail Golenkov / Acessar o banco de imagensUm soldado russo em um veículo de combate de infantaria, BMP-3
Um soldado russo em um veículo de combate de infantaria, BMP-3 - Sputnik Brasil, 1920, 26.05.2023
Nos siga no
A administração do presidente dos EUA Joe Biden organizou duas provocações para iniciar uma guerra na Ucrânia, aponta o economista estadunidense Jeffrey Sachs em seu artigo no portal Common Dreams.
De acordo com Sachs, o primeiro fator provocador foi a intenção dos EUA de expandir a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) às custas da Ucrânia e da Geórgia para cercar a Rússia na região do mar Negro. O segundo fator foi o estabelecimento do regime russofóbico em Kiev em fevereiro de 2014, disse o especialista.

"A guerra de tiroteio na Ucrânia começou com a derrubada do presidente [ucraniano Viktor] Yanukovich há nove anos, não em fevereiro de 2022, como assegura o governo dos EUA, OTAN e os líderes do G7", explicou Sachs.

Ao mesmo tempo, em sua opinião, a Casa Branca deliberadamente esconde o papel norte-americano no desencadeamento do conflito ucraniano para não cessar as hostilidades.
O analista observa que o governo de Biden tem três razões para silenciar o papel dos EUA em provocar a Rússia. Em primeiro lugar, reconhecer a provocação artificial do conflito confirmaria o fato de que ele poderia ter sido evitado, e os EUA não teriam que gastar 100 bilhões de dólares para apoiar a Ucrânia, opina Sachs. Como segunda razão o autor do artigo aponta a relutância de Biden em revelar o seu papel pessoal na derrubada de Yanukovich. Em terceiro lugar, tal reconhecimento forçaria os EUA a sentar-se à mesa de negociações, o que minaria o desejo contínuo de expansão da Aliança Atlântica, detalhou Sachs.
Ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, discursa em 24 de dezembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 28.04.2023
Operação militar especial russa
Ministro da Defesa: Ocidente preparou-se antecipadamente para confronto com Rússia
O economista lembrou que, apesar das declarações dos EUA sobre o conflito "não provocado", a Rússia tentou repetidamente resolver a questão por meios diplomáticos antes do início das hostilidades, enfrentando a relutância de Washington em levar em conta os interesses de Moscou. Entretanto, como observa o especialista, até agora, a diplomacia continua sendo a única ferramenta para resolver o conflito ucraniano.
Vale ressaltar que a Rússia tem repetidamente indicado que está pronta para negociações, mas Kiev introduziu uma proibição ao nível legislativo sobre as negociações.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала