- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

FSB frustrou ataque do serviço de inteligência ucraniano a usinas nucleares russas

© Sputnik / SPUTNIKBandeira do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB).
Bandeira do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB). - Sputnik Brasil, 1920, 25.05.2023
Nos siga no
O Serviço Federal de Segurança (FSB, na sigla em russo) da Rússia interrompeu um ataque terrorista às usinas nucleares de Leningrado e de Kalinin, que foi planejado pelos serviços especiais ucranianos para o Dia da Vitória em 9 de maio, informou o FSB.
De acordo com o serviço, um grupo de sabotagem do Serviço de Inteligência Estrangeira da Ucrânia tentou explodir mais de 30 torres de linhas elétricas das usinas nucleares.
A inteligência ucraniana queria desligar os reatores nucleares e interromper a operação normal das usinas nucleares, o que teria causado "sérios danos econômicos e à reputação" da Rússia.
"Os terroristas conseguiram explodir uma torre das linhas elétricas da usina nuclear de Leningrado e colocar explosivos sob sete torres da usina nuclear de Kalinin", disse o FSB.
O serviço de segurança russo deteve dois sabotadores ucranianos e procura um cidadão ucraniano e russo que atualmente está na Bélgica. Os sabotadores foram contratados em setembro de 2022 e passaram por treinamento especial na Ucrânia.
Além disso, o FSB identificou e deteve dois cúmplices dos sabotadores, cidadãos russos que lhes forneceram equipamentos de comunicação e veículos com placas falsas.
Os sabotadores ucranianos detidos e seus cúmplices já estão testemunhando sobre a cooperação com o Serviço de Inteligência Estrangeira da Ucrânia.
Os investigadores apreenderam 36,5 quilos de explosivos C-4, 61 detonadores elétricos, 38 temporizadores eletrônicos e duas pistolas com munição nos esconderijos dos sabotadores.
A usina nuclear de Leningrado está localizada perto da cidade de Sosnovy Bor, região de Leningrado. É a maior usina nuclear da Rússia em termos de capacidade.
A usina nuclear de Kalinin se encontra perto da cidade de Udomlya, na região de Tver.
Grupo móvel russo combate drones ucranianos - Sputnik Brasil, 1920, 23.05.2023
Operação militar especial russa
Nacionalistas ucranianos que atacaram região russa de Belgorod foram liquidados pelas forças russas
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала