- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã estaria construindo instalação nuclear subterrânea fora do alcance das bombas dos EUA

© AFP 2023 / BEHROUZ MEHRISoldados iranianos em instalação nuclear em Natanz
Soldados iranianos em instalação nuclear em Natanz - Sputnik Brasil, 1920, 24.05.2023
Nos siga no
A agência de notícias AP revelou que o Irã está construindo uma instalação nuclear tão profunda na terra que ficará fora do alcance das bombas dos EUA.
Citando fotos e vídeos da Planet Labs PBC, a agência afirma que a República Islâmica está escavando túneis em uma montanha próximo da usina nuclear de Natanz.
Com isso, os iranianos esperam dificultar consideravelmente os esforços do Ocidente para destruir e impedir o avanço do programa nuclear do país.
"A conclusão de uma instalação como essa seria um pesadelo devido aos riscos de desencadear uma nova escalada e um futuro conflito", afirmou Kelsey Davenport, diretor da política de não proliferação em Washington, da Associação de Controle de Armas.
O novo projeto iraniano está sendo construído próximo de Natanz, aproximadamente 255 quilômetros ao sul de Teerã.
A agência também relata que a área está protegida com baterias antiaéreas, cercas e paramilitares do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês).
No local, segundo a agência, foram escavadas quatro entradas na encosta da montanha, bem como outras duas ao leste e duas a oeste, com cada uma delas tendo seis metros de comprimento e oito metros de altura.
Especialistas acreditam que o Irã esteja construindo uma instalação de até 100 metros, ou mais, de profundidade, o que inutilizaria as novas bombas americanas.
Recentemente, a Força Aérea dos EUA revelou uma bomba, supostamente capaz de penetrar instalações nucleares subterrâneas, que, pelo visto, não seriam capazes de atingir as novas instalações iranianas.
Foto do dia 2 de maio revelada pela Força Aérea dos EUA de uma bomba GBU-57 - Sputnik Brasil, 1920, 22.05.2023
De olho no Irã: EUA revelam bomba 'capaz' de destruir instalações nucleares subterrâneas (FOTO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала