- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

O que pode substituir o dólar americano como moeda de reserva mundial?

CC BY 2.0 / Chris Potter / Money Shots Ver2Dólares americanos (imagem de referência)
Dólares americanos (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 23.05.2023
Nos siga no
A guerra por procuração OTAN-Rússia na Ucrânia serviu para acelerar um realinhamento global, demonstrando desde os primeiros meses que os EUA não têm mais o poder de mobilizar sua força econômica, política e militar para intimidar outros países à submissão. Esse processo incluiu conversas renovadas sobre alternativas ao dólar. O que eles são?
O drama em andamento em Washington sobre o teto da dívida e as perspectivas de o governo federal ficar sem dinheiro e não cumprir suas obrigações renovou o debate sobre o status do dólar como moeda de reserva mundial – e se sua posição é sustentável. A pergunta na mente de todos agora não é mais "o dólar pode ser destronado", mas "o que poderia substituí-lo?"

O que é uma moeda de reserva mundial?

Uma moeda de reserva é dinheiro reconhecido internacionalmente como uma reserva de valor estável, segura e confiável e aceito como meio de troca, dentro dos países e entre países no comércio. Os bancos centrais e as principais instituições financeiras usam moedas de reserva para transações internacionais, simplificando o comércio global e reduzindo as dores de cabeça geralmente associadas ao comércio de moedas locais (como desequilíbrios entre importações e exportações, que podem deixar um país com pilhas de moedas do outro que não podem ser facilmente gastas, bem como os riscos inflacionários). Normalmente, uma moeda de reserva é um pouco resistente à inflação, o que significa que não é tão vulnerável a quedas repentinas de valor quanto outras formas de moeda fiduciária (ou seja, dinheiro não lastreado em ouro ou outras commodities ou recursos de valor real e tangível).

Como o dólar se tornou a moeda de reserva mundial?

O dólar tornou-se a moeda de reserva de fato do mundo no final da Segunda Guerra Mundial com o surgimento do Acordo de Bretton Woods – um sistema monetário responsável pela gestão das relações comerciais, financeiras e comerciais entre os EUA e sua esfera de influência pós-guerra – incluindo Canadá, Europa Ocidental, Austrália e Japão e as várias colônias e estados clientes desses países. O Acordo de Bretton Woods deu origem a instituições como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio – precursor da Organização Mundial do Comércio (OMC).
O dólar foi escolhido como moeda de reserva devido ao imenso poderio econômico dos Estados Unidos no final da Segunda Guerra Mundial, quando a maior parte da Europa e da Ásia estava em ruínas. A quase vinculação do dólar ao ouro aumentou a confiança em seu uso, com Washington acumulando quase 18.000 toneladas de ouro em meados da década de 1940.
© AP Photo / Abe FoxParticipantes da Conferência de Bretton Woods no Mount Washington Hotel, Bretton Woods, New Hampshire, 4 de julho de 1944
Participantes da Conferência de Bretton Woods no Mount Washington Hotel, Bretton Woods, New Hampshire, 4 de julho de 1944 - Sputnik Brasil, 1920, 23.05.2023
Participantes da Conferência de Bretton Woods no Mount Washington Hotel, Bretton Woods, New Hampshire, 4 de julho de 1944
A hegemonia do dólar não foi imediatamente aceita como universal. A URSS, que aderiu às negociações de Bretton Woods, mas nunca ratificou os acordos após passar a vê-los como ferramentas para assegurar a hegemonia econômica global dos EUA, tinha cerca de 2.050 toneladas de ouro em suas reservas após a Segunda Guerra Mundial (abrindo mão de cerca de 1.500 toneladas do precioso metal, juntamente com outros recursos, para os EUA em troca de auxílio para aluguel).
Moscou finalmente criou o Conselho de Assistência Econômica Mútua, um bloco econômico liderado pelos soviéticos na Europa Oriental e outros países de orientação socialista ao redor do mundo. Em seu comércio com o mundo em desenvolvimento, Moscou muitas vezes firmou acordos baseados em escambo, comercializando energia, bens de máquinas e vários produtos industriais e experiência em engenharia para alimentos e produtos da indústria leve com países como Índia, Egito e Cuba. A URSS abandonou o padrão-ouro no comércio internacional em 1961, enfraquecendo a posição do rublo em relação ao dólar. O rublo tornou-se conversível em 1992, após o colapso da URSS e do bloco socialista, e ao longo da década de 1990 o dólar foi frequentemente a moeda de transação preferida para grandes compras na Rússia e em toda a Europa Oriental, aumentando ainda mais sua força internacional.
O dólar recebeu outro impulso dramático em 1973, quando a Arábia Saudita e outros países produtores de petróleo no Oriente Médio concordaram em vender petróleo exclusivamente em dólares e "reciclar" quaisquer dólares excedentes que tivessem, investindo na economia e na dívida norte-americana em troca de armas e compromissos de defesa com Washington. Este acordo de 50 anos está agora sob ameaça, com a Riad expressando abertura ao comércio de moedas além do dólar, incluindo principalmente o yuan da China, em um grande desafio potencial para a moeda dos EUA.
Yuan chinês - Sputnik Brasil, 1920, 22.05.2023
Panorama internacional
Dólar em decadência: Bolívia troca moeda americana por yuans em comércio bilateral com China

O dólar é a única moeda de reserva?

Globalmente, o dólar continua sendo a moeda de reserva mais significativa, respondendo por cerca de 40% do comércio global, quase 90% das transações cambiais e cerca de 60% das reservas mantidas em bancos centrais estrangeiros.
Os EUA não são os únicos players neste cenário, no entanto, com o euro, a moeda única da União Europeia (UE), respondendo por cerca de 30% do comércio e 20% das reservas estrangeiras dos países. Como é uma moeda importante, o euro é uma escolha popular para nações sancionadas pelos Estados Unidos, com o Irã, por exemplo, mudando oficialmente para euros (e, em menor grau, para yuans) em seu comércio de petróleo a partir de 2012. No entanto, o status do euro tem sido prejudicado por sua instabilidade em relação ao dólar e pelas tentativas de Bruxelas de usar sua moeda punitivamente para sancionar outros países, emulando Washington.
Pirâmide do dólar - Sputnik Brasil, 1920, 21.05.2023
Panorama internacional
Investidores de mercados emergentes descartam dívidas em dólar ante declínio global da moeda

O dólar americano vai perder seu status de moeda de reserva mundial?

"O jogo do império que nosso governo vem jogando está chegando ao fim de uma forma ou de outra. Este é o destino de todos os impérios: eles se estendem demais e depois sofrem uma catástrofe financeira, geralmente envolvendo a destruição da moeda. Já estamos vendo o padrão emergindo em nosso próprio caso. Podemos nos retirar graciosamente, como proponho, ou podemos ficar em nosso mundo de fantasia e esperar até que a falência nos obrigue a reduzir nossos compromissos externos. Mais uma vez, sei qual opção prefiro", disse o ex-congressista do Texas e candidato presidencial, Ron Paul, em um discurso em 2009.

Uma década e meia depois, os comentários de Paul estão se transformando de um aviso em uma profecia, com uma série de fatores sugerindo que o dólar está a caminho de perder seu status de reserva de valor reconhecido internacionalmente. Esses fatores incluem:
O aumento insustentável da dívida dos EUA, que dobrou apenas na última década e agora está em mais de US$ 31,7 trilhões (cerca de R$ 157,2 trilhões), ou mais de 123% do produto interno bruto (PIB). Uma dívida tão grande aumenta os riscos de que, eventualmente, Washington não consiga saldá-la.
A queda da atratividade do dólar e da dívida denominada em dólar como veículo de investimento, enquanto o Federal Reserve (Fed) mexe com as taxas de juros para tentar controlar a inflação, atividades que culminaram recentemente no colapso de vários grandes credores corporativos, incluindo o Silicon Valley Bank (SVB).
Esforços de mais e mais países (incluindo nações anteriormente reconhecidas como Estados clientes dos EUA) para aumentar o uso de moedas locais, yuans, euros e outras ferramentas de comércio em vez do dólar.
Temores decorrentes da crise do teto da dívida de que a falha em chegar a um consenso em Washington sobre cortes de gastos poderia causar uma recessão maciça, significando a queda da confiança na moeda. Mesmo que a atual crise do teto da dívida seja resolvida, ela certamente vai surgir novamente na próxima vez que for necessária uma votação no Congresso para aprovar outro aumento no teto da dívida.
Discussões dos países do BRICS (Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul) — que já ultrapassaram o G7 (grupo composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) em termos de poder econômico geral — sobre a criação de uma moeda comum alternativa ao dólar.

O que acontece se o dólar americano não for mais a moeda de reserva?

Por quase 80 anos, os Estados Unidos usaram sua posição única como emissor da moeda de reserva mundial para acumular uma incrível riqueza e poder global. O status do dólar não apenas permite que os líderes dos EUA se envolvam continuamente na impressão excessiva de dinheiro para pagar gastos além das possibilidades da nação, o que resultaria em hiperinflação se tentado em qualquer outro país, mas o comércio de dólares permite que os EUA obtenham bens do mundo real, como energia, alimentos e diversos bens de consumo, em troca de pedaços de papel.
Um fim repentino da hegemonia do dólar provavelmente desencadearia uma recessão global ou mesmo uma depressão, com países, empresas e indivíduos segurando trilhões em dólares ou dívidas nominais em dólares à beira da falência, cujas ondas de choque se espalhariam pelo resto do mundo, afetando a economia mundial. Mas os EUA seriam os mais atingidos em tal cenário, já que o fim do status de reserva significaria a perda de uma importante ferramenta do poder econômico, riqueza e status global do país.
Dólar em chamas - Sputnik Brasil, 1920, 07.05.2023
Panorama internacional
Se China abandonar o dólar americano, as consequências para os EUA 'podem ser severas', diz mídia
A maioria dos economistas não espera que o dólar desapareça totalmente como moeda de reserva, mas retorne ao status de moeda regional ou uma das várias moedas internacionais ou meios de pagamento concorrentes. Espera-se que isso amorteça o golpe econômico de um colapso repentino.

O que vai substituir o dólar americano como moeda de reserva mundial?

O yuan da China tem sido apontado como uma importante alternativa ao dólar e, de fato, sua crescente participação no comércio global sinaliza que a República Popular está a caminho de desafiar a ordem financeira mundial liderada pelos EUA. No entanto, esse processo não é irrestrito, tendo em vista as restrições às transações de capitais na China, que dificultam a atratividade da moeda, e pelo uso efetivo de Pequim de seu dinheiro como ferramenta de crescimento econômico (incluindo desvalorizações regulares destinadas a aumentar a atratividade da moeda chinesa produzidas no exterior, por exemplo, ou a emissão de dinheiro para grandes projetos de investimento estatais, que ordinariamente vêm acompanhados de penalidades inflacionárias).
Uma moeda comum baseada no BRICS para o comércio internacional pode ser uma alternativa eficaz e, de fato, de acordo com uma importante publicação de assuntos globais com sede nos EUA, "poderia abalar o domínio do dólar" em seu núcleo. As conversas sobre a criação de tal moeda estão em andamento, mas detalhes importantes sobre o que isso implicaria permanecem envoltos em mistério, como como as taxas de câmbio seriam definidas, por exemplo.

Uma alternativa ao dólar baseada no BRICS deveria ser uma opção razoável para seus membros, porque qualquer acordo precisaria ser aprovado pelos "pesos pesados econômicos" do bloco, ou seja, China e Índia. Isso seria uma boa notícia para Rússia, Brasil, África do Sul e mais de uma dúzia de países que manifestaram interesse em aderir ao grupo, pois ajudaria a garantir que a hegemonia do dólar não seja simplesmente substituída pela de outro país.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала