- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: em reunião, Alemanha e Hungria brigam sobre banco húngaro e bloqueio de ajuda à Ucrânia

© AP Photo / Virginia MayoMinistra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, à esquerda, fala com o ministro das Relações Exteriores da Eslováquia, Miroslav Wlachovsky, durante uma mesa redonda dos ministros das Relações Exteriores da UE no prédio do Conselho Europeu em Bruxelas, 22 de maio de 2023.
Ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, à esquerda, fala com o ministro das Relações Exteriores da Eslováquia, Miroslav Wlachovsky, durante uma mesa redonda dos ministros das Relações Exteriores da UE no prédio do Conselho Europeu em Bruxelas, 22 de maio de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 23.05.2023
Nos siga no
Uma reunião entre a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, e seu homólogo húngaro, Peter Szijjarto, terminou em uma discussão acalorada sobre a questão do banco húngaro OTP e o bloqueio da ajuda à Ucrânia, escreveu o colunista do jornal Politico Jacopo Barigazzi.

"A Alemanha e a Hungria brigaram na segunda-feira [22] durante uma reunião de ministros das Relações Exteriores [da União Europeia] em Bruxelas sobre o papel que um controverso banco húngaro está desempenhando no conflito entre a Rússia e a Ucrânia", diz o artigo, citando quatro diplomatas familiarizados com a discussão.

O banco húngaro OTP se tornou foco nos últimos dias, pois a Hungria está se recusando a aprovar mais ajuda militar da UE para a Ucrânia até que Kiev remova o banco de uma lista de "patrocinadores de guerra".
Os diplomatas também dizem que a disputa está atrasando as novas sanções contra a Rússia.
De acordo com o jornalista, Baerbock repreendeu Szijjarto por se recusar a aprovar assistência militar adicional a Kiev. Ela também citou alguns "relatórios não especificados" sobre o banco OTP, acusando-o de violar a lei internacional por reconhecer os novos territórios russos.
Caças F-16 da Força Aérea dos EUA voam durante celebrações do 100º aniversário do primeiro sobrevoo do Atlântico do Sul, junto do rio Tejo, Lisboa, Portugal, 3 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.05.2023
Operação militar especial russa
Portugal: estamos prontos para treinar pilotos ucranianos em caças F-16, sem os fornecer
A Hungria rejeitou as acusações, se referindo ao próprio banco, que chamou os relatórios de "incorretos" em uma declaração e argumentou que a administração do banco "expressa publicamente seu apoio à Ucrânia".
O artigo relata que, de acordo com as fontes, os representantes da Suécia e da Estônia também pressionaram a parte húngara na cúpula dos ministros das Relações Exteriores da UE.
Eles argumentaram que a UE não deve protelar a imposição de novas sanções contra evasões das sanções prévias e focar mais na ajuda militar para a Ucrânia.
O chefe da chancelaria da Lituânia, Gabrielius Landsbergis, pediu que a Hungria esquecesse sua tensão com Kiev em relação à lista de "patrocinadores de guerra" e permitisse que a UE aprovasse o aumento da ajuda militar e das sanções.
Bandeiras da OTAN e da Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 22.05.2023
Operação militar especial russa
Conselho Ucrânia-OTAN pode ser estabelecido na cúpula de Vilnius em julho, diz mídia
Após a reunião, Josep Borrell, chefe da diplomacia da UE, prometeu resolver as diferenças. As autoridades da UE disseram que esperam que Borrell entre em contato com Kiev para discutir o assunto também.
Os ministros da defesa da UE discutirão o apoio militar do bloco à Ucrânia em uma reunião nesta terça-feira (23).
Na segunda-feira (22), Peter Szijjarto disse que Budapeste pretende se opor à alocação de € 500 milhões (R$ 2,68 bilhões) do Fundo Europeu de Paz para o armamento da Ucrânia, enquanto o OTP estiver na lista de "patrocinadores de guerra".
Anteriormente, a Agência Nacional Ucraniana para a Prevenção da Corrupção disse que havia colocado o grupo bancário húngaro na lista por causa de supostos empréstimos preferenciais aos militares russos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала