- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia revela 'força principal' por trás do fornecimento à Ucrânia de caças americanos F-16

© AFP 2023 / Olivier DoulieryJoe Biden, presidente dos EUA, fala no palco durante baile de gala nacional anual We Are Emily no The Anthem em Washington, EUA, 16 de maio de 2023
Joe Biden, presidente dos EUA, fala no palco durante baile de gala nacional anual We Are Emily no The Anthem em Washington, EUA, 16 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.05.2023
Nos siga no
A Casa Branca não se decidiu a entregar tanques à Ucrânia no inverno e na primavera (no Hemisfério Norte) permitir que os países da Europa fornecessem caças. De acordo com o The Washington Post, a concordância em ambas as questões foi influenciada pela pressão de Zelensky, do Congresso, mas sobretudo do Departamento de Estado.
O secretário de Estado, Antony Blinken, entre outros funcionários da administração presidencial dos EUA, foi a "força principal" e o apoiador mais influente do fornecimento à Ucrânia de caças americanos F-16 do arsenal dos aliados europeus, escreveu The Washington Post com referência a fontes.
De acordo com a publicação, Blinken trabalhou ativamente na discussão da transferência de caças com representantes de países europeus. Um papel semelhante desempenhou no inverno, quando a Alemanha não se decidiu a enviar seus tanques para a Ucrânia.
Foi Blinken que levou a Casa Branca à decisão de iniciar o processo e entregar proativamente tanques Abrams dos EUA às Forças Armadas ucranianas, apesar da resistência do Pentágono, permitindo que os aliados europeus se juntassem ao fornecimento.
A decisão dos EUA de não interferir na colocação de caças F-16 à disposição do Exército ucraniano também foi resultado da constante pressão dos aliados da OTAN, do Congresso dos EUA e do presidente ucraniano Vladimir Zelensky, acrescentou o jornal.
O presidente americano Joe Biden durante muito tempo se recusou a permitir a transferência de caças para a Ucrânia. A Casa Branca explicava que agora a Ucrânia tem outras necessidades. Por causa da posição de Washington, os países europeus nem podiam treinar pilotos ucranianos no F-16.
Mas, nesta sexta-feira (19), o presidente Joe Biden disse aos líderes do G7 que Washington apoia os programas de treinamento conjuntos com os aliados de pilotos ucranianos em caças F-16, segundo a Reuters. Alérm disso, os EUA esperam iniciar o treinamento, que será realizado em caças de quarta geração, incluindo F-16, nas próximas semanas.
A Rússia enviou uma nota aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre o fornecimento de armas à Ucrânia. O chanceler russo, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia se tornará um alvo legítimo para a Rússia.
O Ministério das Relações Exteriores russo afirmou que os países da OTAN "estão brincando com fogo" ao fornecerem armas à Ucrânia. O porta-voz do presidente da Rússia, Dmitry Peskov, observou que o bombeamento da Ucrânia com armas pelo Ocidente não contribui para o sucesso das negociações entre a Rússia e a Ucrânia e terá um efeito negativo.
Caça F-16 Fighting Falcon, da Força Aérea dos EUA, durante exercício militar na Coreia do Sul em 20 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 19.05.2023
Operação militar especial russa
O que pode abater as esperanças da Ucrânia de obter F-16 dos EUA?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала