- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Gravaram símbolo escandinavo no peito de soldado russo em cativeiro ucraniano

© AP Photo / LibkosSoldado ucraniano segura uma arma enquanto descansa um pouco na linha de frente no vilarejo de Nova York, região de Donetsk, 24 de abril de 2023.
Soldado ucraniano segura uma arma enquanto descansa um pouco na linha de frente no vilarejo de Nova York, região de Donetsk, 24 de abril de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 19.05.2023
Nos siga no
Um militar russo que retornou do cativeiro ucraniano disse que foi abusado tendo sido gravado um símbolo escandinavo em seu peito, enquanto o ameaçavam com choques elétricos, disse o serviço de imprensa do Comitê de Investigação da Rússia à Sputnik.
De acordo com o comitê, o militar russo foi capturado na Ucrânia depois de ter sofrido dois ferimentos na perna durante um combate corpo a corpo na noite de 22 de outubro de 2022, o que o impediu de se deslocar.

"A vítima relatou que os guardas haviam gravado um símbolo escandinavo no lado direito do peito dele. Quando o investigador perguntou por que eles haviam feito isso, o soldado que foi liberado do cativeiro explicou que um dos guardas queria fazer essa tatuagem em seu peito e primeiro decidiu ver como ficaria seu aspecto. Ao mesmo tempo, o soldado russo foi informado que, se gritasse, sofreria choques elétricos", relatou o comitê.

Além disso, os agentes do Serviço de Segurança da Ucrânia usaram repetidamente violência física contra os militares russos em cativeiro.

"Um soldado foi severamente espancado durante um interrogatório e, depois de voltar para sua cela, logo morreu", acrescentaram investigadores.

O soldado explicou que conseguirá identificar os guardas por suas vozes para poder processá-los. O Comitê de Investigação da Rússia já abriu um processo criminal.
Em 22 de setembro de 2022, um grupo de prisioneiros de guerra russos deixa um avião militar russo depois de serem liberados. - Sputnik Brasil, 1920, 26.04.2023
Operação militar especial russa
Rússia investiga assassinato de prisioneiros de guerra russos na Ucrânia por mercenários franceses
há muitos vídeos de militares russos sendo massacrados ou torturados na Internet. Por exemplo, em novembro passado apareceu um vídeo em que os militares ucranianos atiram em combatentes russos que se renderam e estão deitados no chão. Em outro vídeo, os militares russos capturados são alvejados nas pernas.
O Ministério da Defesa da Rússia disse que a grande maioria dos prisioneiros de guerra russos na Ucrânia é espancada e não pode entrar em contato com seus parentes.
As pessoas geralmente retornam do cativeiro com dentes e ossos quebrados e outros ferimentos.
Militar russo em polígono na região de Zaporozhie - Sputnik Brasil, 1920, 18.05.2023
Operação militar especial russa
Ataque de alta precisão das forças russas destrói reservas de armas e munições da Ucrânia
Anteriormente, o Conselho de Direitos Humanos da ONU afirmou em seu relatório que os soldados ucranianos haviam cometido pelo menos 25 massacres de prisioneiros de guerra russos.
No entanto, a Ucrânia não abriu processos criminais contra os militares que cometeram crimes de guerra, apesar de terem documentado várias execuções, disse o chefe do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала