DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Beijo mais antigo a ser registrado remonta a pelo menos 4.500 anos na Mesopotâmia (FOTO)

© Foto / Eva-Maria Geigl / IJM / CNRS-Universidade de ParisImagem de caça a asnos selvagens em uma placa de pedra de Nineveh, Mesopotâmia
Imagem de caça a asnos selvagens em uma placa de pedra de Nineveh, Mesopotâmia - Sputnik Brasil, 1920, 19.05.2023
Nos siga no
De acordo com pesquisadores da Universidade de Copenhague, o beijo mais antigo a ser registrado pela humanidade ocorreu há cerca de 4.500 anos no antigo Oriente Médio, 1.000 anos antes do que se pensava.
O beijo foi praticado nas primeiras sociedades mesopotâmicas, de acordo com os cientistas, e pode até ter contribuído para a propagação de aftas. Em seu artigo, publicado na revista Science, os pesquisadores disseram que as descobertas sugerem que o beijo era comum em muitas culturas e não se originou em uma região específica.
CC BY-SA 4.0 / The Trustees of the British Museum (cropped image) / Modelo de barro babilônico mostrando um casal nu em um sofá envolvido em sexo e beijos
Modelo de barro babilônico mostrando um casal nu em um sofá envolvido em sexo e beijos - Sputnik Brasil, 1920, 19.05.2023
Modelo de barro babilônico mostrando um casal nu em um sofá envolvido em sexo e beijos
De acordo com os pesquisadores, isso contradiz uma teoria anterior de que a primeira evidência de beijo labial humano veio de uma região específica do sul da Ásia há 3.500 anos.
O estudo se baseou na escrita cuneiforme em tábuas de argila da Mesopotâmia, a área entre os rios Tigre e Eufrates, no que hoje é o Iraque e a Síria. Milhares de roteiros sobreviveram até os dias atuais, e muitos descrevem o beijo generalizado entre amigos e familiares.
Os pesquisadores encontraram mais evidências de relações físicas na forma de um modelo de barro de 3.800 anos que retrata um casal nu abraçado e se beijando em uma peça de mobília.
Parte de modelo da antiga Jerusalém no museu de Israel - Sputnik Brasil, 1920, 18.05.2023
Ciência e sociedade
Recibo usado no Caminho dos Peregrinos para a Cidade de Davi é encontrado em Israel (FOTO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала