DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Reconstrução digital 3D mostra naufrágio do Titanic em detalhes inéditos (VÍDEO)

© Foto / ATLANTIC PRODUCTIONS/MAGELLANCaptura de tela de um tour 3D do Titanic.
Captura de tela de um tour 3D do Titanic. - Sputnik Brasil, 1920, 18.05.2023
Nos siga no
As primeiras imagens reais do Titanic foram feitas por especialistas da empresa de mapeamento do fundo do mar Magellan Ltd. e da Atlantic Productions, sendo depois combinadas com milhares de imagens digitais para criar uma reconstrução em 3D do Titanic.

O Titanic partiu em sua viagem inaugural de Southampton, Reino Unido, para Nova York em 10 de abril de 1912. Na noite de 14 de abril, o navio colidiu com um iceberg no Atlântico Norte e afundou. Pelo menos 1.400 pessoas perderam suas vidas em decorrência. Mais de 700 passageiros e tripulantes conseguiram escapar.

Os dados foram coletados por meio de um submersível de águas profundas que tirou 700.000 fotografias de vários ângulos durante um período de 200 horas no verão europeu de 2022.
A reconstrução resultante, segundo as autoridades, tornou possível ver o navio em sua totalidade, de uma forma que não poderia ser vista de um batiscafo.
O trabalho do grupo oferece uma visão mais próxima da escala do lendário transatlântico e de detalhes menores, como o número de série em uma das hélices, o estado da popa e uma variedade de estátuas espalhadas e pertences pessoais de viajantes a bordo do navio.
As imagens também proporcionaram uma visão mais próxima do convés, onde um buraco aberto permite vislumbrar os restos de uma escadaria grandiosa.
Os pesquisadores expressaram a esperança de que o estudo das imagens permita uma melhor compreensão dos detalhes do desastre.

"Ainda há perguntas, perguntas básicas, que precisam ser respondidas [...] Nós realmente não entendemos o caráter da colisão com o iceberg. Não sabemos nem mesmo se ele bateu no iceberg pelo lado de estibordo, como é mostrado em todos os filmes – ele pode ter encalhado no iceberg", disse Parks Stephenson, especialista do Titanic.

Navio de carga do Império Romano carregado de mármore é encontrado em Israel - Sputnik Brasil, 1920, 16.05.2023
Ciência e sociedade
Navio de carga do Império Romano carregado de mármore é encontrado em Israel (FOTOS, VÍDEO)
Ele também esclareceu que atualmente, o mar está degradando e danificando o navio cada vez mais, ressaltando que o tempo está se esgotando para estabelecer o quadro completo do naufrágio do transatlântico.

"A profundidade, de quase 4.000 metros, representa um desafio, e também há correntes no local - e não podemos tocar em nada para não danificar os destroços", disse Gerhard Seiffert, da Magellan, que liderou o planejamento da expedição.

Os restos do navio estão no fundo do mar a cerca de 350 milhas náuticas (648 km) da costa de Newfoundland. Divididas em dois durante seu naufrágio, a proa e a popa do Titanic estão localizadas a 790 metros de distância no fundo do oceano.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала