- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Posição sobre China gera polêmica entre países do G7 e UE, segundo mídia

© AP Photo / Eugene HoshikoJornalistas fazem fila para entrar no Centro Internacional de Imprensa antes das reuniões do Grupo dos Sete (G7), 18 de maio de 2023, Hiroshima, Japão.
Jornalistas fazem fila para entrar no Centro Internacional de Imprensa antes das reuniões do Grupo dos Sete (G7), 18 de maio de 2023, Hiroshima, Japão. - Sputnik Brasil, 1920, 18.05.2023
Nos siga no
Os países do Grupo dos Sete (G7) e a União Europeia (UE) não conseguem chegar a um acordo sobre a maneira de mencionar a China em suas declarações oficiais, informa o Financial Times.
A Bloomberg informou anteriormente que os países do G7 devem anunciar na cúpula de Hiroshima um esforço conjunto para combater a pressão econômica da China.

"Nos bastidores, as sete principais economias industriais e a UE estão discutindo sobre em que medida a China deve ser mencionada em suas declarações oficiais", escreve o artigo do Financial Times.

Segundo o jornal, as autoridades europeias estão cautelosas com a ideia de declarações diretas contra a China. Além disso, elas temem que isso possa dar a impressão de que o Ocidente está se manifestando contra o resto do mundo.
Fumio Kishida, primeiro-ministro do Japão, fala durante entrevista com membros da mídia estrangeira na residência oficial do premiê, Japão, 20 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.05.2023
Panorama internacional
Países do G7 começam levando o BRICS a sério? Especialista responde
Na opinião dos europeus, faz mais sentido tentar "mudar o comportamento" por meio da interação com Pequim.

"É possível deixar claro quais ações você discorda sem nomear aqueles que você acusa de praticá-las. Será que realmente precisamos apontar o dedo diretamente para a China?", disse um funcionário europeu anônimo envolvido na elaboração do comunicado a ser emitido no final da cúpula do G7 em Hiroshima.

Ele diz que os EUA estão tentando obter uma retórica mais dura sobre a questão de Taiwan.
A publicação acredita que muito vai depender do primeiro-ministro japonês Fumio Kishida.
Em 2023, a presidência do G7 passou para o Japão. A cúpula do G7 será realizada de 19 a 21 de maio.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала