Exoplaneta coberto de vulcões é descoberto a 90 anos-luz da Terra (FOTO)

© Foto / Centro de Voos Espaciais Goddard da NASA/Chris Smith (KRBwyle)Exoplaneta coberto de vulcões é descoberto a 90 anos-luz da Terra
Exoplaneta coberto de vulcões é descoberto a 90 anos-luz da Terra - Sputnik Brasil, 1920, 18.05.2023
Em uma recente pesquisa da NASA, astrônomos descobriram um exoplaneta do tamanho da Terra, ou um mundo além do nosso Sistema Solar que pode estar coberto por vulcões.
Chamado de LP 791-18 d, o planeta é um dos três conhecidos que orbitam uma anã-vermelha localizada a 90 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Crater.
A descoberta fornece algumas das melhores evidências de vulcanismo além do nosso Sistema Solar, com observações que sugerem um mundo acidentado e rochoso atormentado por erupções constantes.
O exoplaneta, provavelmente coberto de vulcões, é semelhante à lua de Júpiter, Io, o corpo mais vulcanicamente ativo em nosso sistema.
O exoplaneta LP 791-18 d, do tamanho da Terra, pode ter erupções vulcânicas tão frequentemente quanto a lua Io de Júpiter, o corpo mais vulcanicamente ativo em nosso Sistema Solar! Essa atividade poderia ajudar o planeta a manter uma atmosfera.
A condição de vulcanismo não foi observada diretamente pela equipe da NASA, mas sim por sua significativa interação gravitacional com o maior dos outros dois planetas que orbitam a estrela fraca.
De acordo com os pesquisadores, a atração gravitacional do planeta maior pode comprimir e flexionar o recém-identificado, aquecendo seu interior e causando atividade vulcânica em sua superfície.
Apesar de o vulcanismo no planeta ainda não estar confirmado, a descoberta fornece informações que podem ajudar a responder questões importantes sobre as origens da vida na Terra e além, como a atividade tectônica e vulcânica necessária para a vida.