- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Acordo de grãos permite que Ucrânia pague por parte de seus suprimentos de armas, diz analista

© Maksim DurnevJornalistas revelam mapa mostrando possíveis rotas de entrega de grãos através do mar Negro
Jornalistas revelam mapa mostrando possíveis rotas de entrega de grãos através do mar Negro - Sputnik Brasil, 1920, 17.05.2023
Nos siga no
A rescisão do acordo de grãos afetará a Ucrânia em primeiro lugar, fazendo com que os portos ucranianos de onde os grãos são exportados deixem de ter segurança, afirma o analista político russo Andrei Suzdaltsev.

"O acordo garante a segurança de três portos [ucranianos]. Se não prorrogarmos o acordo, haverá uma possibilidade de impedir a operação desses portos", disse o especialista à Sputnik.

Além disso, o acordo de grãos permite que a Ucrânia pague por parte de seus suprimentos de armas, acredita o especialista, o que também pode ser prejudicado.
Trabalhadores carregam grãos em um porto de grãos em Izmail, Ucrânia, 26 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.05.2023
Panorama internacional
Moscou: acordo de grãos deixará de existir se nenhum consenso for alcançado até 18 de maio
De acordo com ele, o acordo de grãos já havia sido estendido antes, devido ao fato de a Turquia ser um parceiro importante da Rússia. Moscou foi ao encontro de Ancara mesmo que as condições russas não fossem atendidas, disse Suzdaltsev.
Ele acredita que a decisão sobre o destino do acordo foi adiada por causa das eleições presidenciais na Turquia, sendo que a realização do segundo turno, programado para 28 de maio, confundiu a situação em relação à extensão do acordo.
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que o respeito aos interesses russos estará no centro da decisão da Rússia sobre o destino do acordo de grãos.
Segundo ela, não haverá desvio quanto às condições que foram incluídas nos acordos e que foram consolidadas pelos compromissos das partes.
Colheita de trigo em um campo no território de Krasnoyarsk, na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 04.05.2023
Operação militar especial russa
'A questão dos grãos': para onde vai realmente a maior parte dos grãos ucranianos?

Iniciativa de Grãos do Mar Negro

Em 22 de julho de 2022, Rússia, Ucrânia, Turquia e as Nações Unidas fecharam um pacote de acordos, chamado de Iniciativa de Grãos do Mar Negro, destinado a criar um corredor marítimo humanitário para navios com alimentos e fertilizantes para o mercado internacional.
Um deles aprovou um mecanismo para exportar grãos dos portos do mar Negro controlados pela Ucrânia. Outra parte dos acordos diz respeito ao acesso dos alimentos russos aos mercados globais.
As autoridades russas têm repetidamente apontado que a segunda parte não está de fato sendo implementada.
Inicialmente os acordos foram assinados por 120 dias e, mais tarde, em novembro, foram prorrogados pelo mesmo período.
Em 18 de março, a Rússia anunciou uma prorrogação de 60 dias do acordo até 18 de maio, alertando que esse seria o tempo suficiente para avaliar a implementação do memorando assinado com a ONU.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала