- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia húngara: minagem de oleoduto europeu pela Ucrânia seria agressão contra país da OTAN

© AP Photo / Viktor TolochkoSoldador conserta uma seção do oleoduto Druzhba perto do povoado de Romanovka, na região de Gomel, Belarus.
Soldador conserta uma seção do oleoduto Druzhba perto do povoado de Romanovka, na região de Gomel, Belarus. - Sputnik Brasil, 1920, 16.05.2023
Nos siga no
O desejo das autoridades de Kiev de minar o oleoduto Druzhba, que fornece petróleo russo à Europa, pode ser visto como uma agressão contra um Estado-membro da OTAN, disse o especialista em segurança e economia Nogradi Gyorgy ao jornal húngaro Magyar Nemzet.

O Druzhba é o maior sistema de oleodutos do mundo. Foi construído nos anos 60 pela URSS para fornecer petróleo da Rússia central para os países socialistas da Europa. Hoje, a maioria dos países da Europa Central e de Leste recebem petróleo russo através do Druzhba.

"Eles queriam, figurativamente falando, atacar um país da aliança, mas explodindo um oleoduto para colocar a indústria húngara em uma situação difícil", explicou.

Tal ato de agressão poderia desencadear o recurso ao Artigo 5 da Carta da OTAN, que estabelece que um ataque a um ou mais Estados-membros do bloco é considerado um ataque a toda a aliança, lembrou Nogradi.
Um navio-tanque visto ancorado no novo terminal de exportação de petróleo no porto de Kozmino, no extremo leste da Rússia, 28 de dezembro de 2009 - Sputnik Brasil, 1920, 16.05.2023
Panorama internacional
Exportações de petróleo russo em abril são as mais altas desde fevereiro de 2022, diz relatório

"A Ucrânia, como todos os países participantes do Tratado da Carta da Energia, precisa garantir o trânsito, mesmo que esteja em conflito com alguém. Ela não pode prejudicar os suprimentos de terceiros países, e Kiev assumiu esse compromisso", disse o especialista.

A intenção da Ucrânia representa uma ameaça sem precedentes para a Hungria em termos de direito internacional e obrigações perante tratados e não pode ser justificada, como os EUA tentaram fazer, resume o artigo.
No sábado (13), o Washington Post, citando dados vazados do Pentágono, publicou uma história que indica que o presidente ucraniano Vladimir Zelensky fez propostas a portas fechadas para explodir o oleoduto Druzhba e ocupar os territórios fronteiriços da Rússia.
Além disso, os documentos descrevem o político como "um líder com instintos agressivos", cuja imagem "contrasta fortemente com sua imagem de estadista calmo e firme".
Trabalhador da empresa Gazprom em plataforma de petróleo offshore na região do Ártico, na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 16.05.2023
Panorama internacional
Investidor dos EUA admite que Europa pode deixar completamente de importar petróleo russo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала