- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Chanceler japonês alerta sobre 'ameaça' da parceria militar entre Rússia e China

© AP Photo / Geert Vanden WijngaertO secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, à direita, e o ministro das Relações Exteriores do Japão, Yoshimasa Hayashi, falam em uma coletiva de imprensa à margem de uma reunião de ministros das Relações Exteriores da OTAN na sede da OTAN em Bruxelas, 4 de abril de 2023.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, à direita, e o ministro das Relações Exteriores do Japão, Yoshimasa Hayashi, falam em uma coletiva de imprensa à margem de uma reunião de ministros das Relações Exteriores da OTAN na sede da OTAN em Bruxelas, 4 de abril de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 15.05.2023
Nos siga no
O chanceler japonês Yoshimasa Hayashi declarou que ações da China nos mares do Japão (também conhecido como mar do Leste) e do Sul da China e a operação militar especial russa em Donbass estão intimamente ligadas.
Segundo ele, a cooperação entre a Rússia e a China é uma ameaça à ordem mundial, então ele pede aos líderes ocidentais que não esqueçam a China no contexto da assistência à Ucrânia, escreve a Fox News.
Assim, o Japão adverte que a China e a Rússia expandiram a cooperação militar na tentativa de minar a ordem mundial atual na Ásia e além, diz o site da Fox News.
O ministro das Relações Exteriores, Yoshimasa Hayashi, alertou no fim de semana que a "invasão" da Ucrânia pela Rússia "abalou os próprios fundamentos da ordem internacional" e que o mundo deve se unir em apoio à Ucrânia.
Mas ele também argumentou que a cooperação da China com a Rússia abre a porta para "desafios semelhantes" em outras regiões e ameaça "a ordem existente, que tem sustentado a nossa paz e prosperidade, poderia ser fundamentalmente derrubada".
O Japão continua a apoiar a Ucrânia. Ao mesmo tempo, a Сhina declarou que tem uma posição neutra no conflito ucraniano, embora tenha anunciado relações "limitadas" com a Rússia e acusado os Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) de provocar guerra na Europa.
Hayashi, que discursava em uma reunião de ministros das Relações Exteriores europeus e do Indo-Pacífico na Suécia, acusou a China de "continuar e intensificar suas tentativas unilaterais" de conquistar territórios disputados nos mares do Leste e do Sul da China e intensificou as ações militares em torno de Taiwan, tudo isso enquanto realizam exercícios militares conjuntos com a Rússia.

"Além disso, a China e a Rússia estão fortalecendo sua colaboração militar, incluindo voos conjuntos de seus bombardeiros e exercícios navais conjuntos nas proximidades do Japão", apontou Hayashi.

Falando a repórteres na conferência, Hayashi alertou que a situação atual na Ucrânia e as ações da China no Pacífico "não são separáveis", instando os líderes europeus a levar a sério a ameaça da China.
Vista do Kremlin de Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 15.05.2023
Panorama internacional
Kremlin: 'Discordamos veementemente das palavras de Macron sobre a dependência da Rússia da China'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала