DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Agricultores cultivavam arroz no Irã há 3.000 anos, revela estudo (FOTO)

© AP Photo / Ebrahim NorooziEstruturas em deserto do Irã
Estruturas em deserto do Irã - Sputnik Brasil, 1920, 15.05.2023
Nos siga no
Agricultores iranianos cultivavam arroz ao longo da costa sul do Mar Cáspio há 3.000 anos, aponta um estudo arqueológico.
Com base nos resultados de uma pesquisa arqueológica conduzida por especialistas da Universidade de Pequim, o cultivo de arroz na província de Mazandaran data de aproximadamente 3.000 anos, disse o arqueólogo iraniano Ebrahim Amirkolai, citado pela ISNA.
O estudo baseia-se em evidências acumuladas principalmente em escavações realizadas em Qale-Kesh, um sítio arqueológico perto da cidade de Amol, disse o arqueólogo.
Isso sugere que a história do cultivo deste cereal em Mazandaran remonta ao Período Aquemênida e mais ainda a 3.000 anos atrás, explicou o arqueólogo.
Os agricultores iranianos cultivavam arroz ao longo na costa sul do mar Cáspio há 3.000 anos, determina uma pesquisa feita por especialistas da Universidade de Pequim.
De acordo com Amirkolai, Qale-Kesh é considerada uma das colinas antigas mais significativas situadas na referida província iraniana. Além disso, nas escavações foram achados objetos de cerâmica, fragmentos arquitetônicos, enterros e outras descobertas, como duas figuras de animais semelhantes a vaca e vários artefatos de bronze, escreve Tehran Times.
"Uma das características mais importantes da Idade do Bronze no Irã é cerâmica cinza e preta, que foram descobertas em Qale-Kesh e em escavações anteriores em Tepe Hesar", observou Amirkolai.
O arqueólogo conclui que, além dos grãos de arroz, no local foram encontradas sementes de outras plantas como cevada e lentilha.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала