- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Filipinas colocam boias em partes do mar do Sul da China para 'proteger suas fronteiras'

© AP Photo / Guarda Costeira das FilipinasEstruturas danificadas ao redor de aeroporto devido ao tufão Rai na ilha Pag-asa, ilhas Spratly, mar do Sul da China, 21 de dezembro de 2021
Estruturas danificadas ao redor de aeroporto devido ao tufão Rai na ilha Pag-asa, ilhas Spratly, mar do Sul da China, 21 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 14.05.2023
Nos siga no
Manila instalou boias em cinco áreas do mar do Sul da China com o objetivo de afirmar a soberania na sua Zona Econômica Exclusiva, após já ter colocado outras cinco um ano antes.
As Filipinas colocaram boias de navegação na sua Zona Econômica Exclusiva para afirmar a soberania sobre as disputadas ilhas Spratly no mar do Sul da China, disse no domingo (14) um porta-voz da Guarda Costeira das Filipinas (PCG, na sigla em inglês).
A PCG revelou ter instalado de quarta-feira (10) à sexta-feira (12) em cinco áreas uma boia cada com a bandeira nacional, incluindo no recife Whitsun, onde centenas de pequenas embarcações chinesas atracaram em 2021, segundo a agência britânica Reuters.
"Essa medida destaca a determinação inabalável das Filipinas de proteger suas fronteiras e recursos marítimos e contribuir para a segurança do comércio marítimo", comentou no Twitter o comodoro Jay Tarriela, porta-voz da PCG.
Em maio de 2022, a Guarda Costeira filipinas também instalou cinco boias de navegação em quatro ilhas do arquipélago Spratly.
Barco de pesca das Filipinas junto de navio da Guarda Costeira da China, no banco de areia de Scarborough, mar do Sul da China, 6 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.03.2023
Panorama internacional
Filipinas decidem publicitar todos os incidentes marítimos com Pequim no mar do Sul da China
A medida acontece em meio às tensões na região, com Washington melhorando as relações com Manila sob a administração de seu presidente Ferdinand Marcos Jr. Os EUA têm realizado travessias no estreito de Taipé e manobras militares, reforçando suas forças e as dos aliados na região, incluindo Taiwan, enquanto Pequim reivindica quase todo o mar do Sul da China, disputando sua soberania com outros países da região.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала