- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

África do Sul rechaça acusações dos EUA de que entrega armas à Rússia

© AP PhotoNavio russo Lady R atracado na Base Naval de Simon's Town, perto da Cidade do Cabo, África do Sul, 8 de dezembro de 2022
Navio russo Lady R atracado na Base Naval de Simon's Town, perto da Cidade do Cabo, África do Sul, 8 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 13.05.2023
Nos siga no
Vários funcionários do país africano negaram que armas tenham sido entregues a Moscou, enquanto o gabinete do presidente falou da realização de uma investigação sobre o caso.
As autoridades da África do Sul rebateram na sexta-feira (12) as acusações dos EUA de que um navio russo sancionado embarcou armas de uma base naval perto da Cidade do Cabo no final de 2022, indicou a agência britânica Reuters.
O embaixador dos EUA na África do Sul disse na quinta-feira (11) que estava confiante de que um navio russo carregou armas da base de Simon's Town em dezembro, sugerindo que isso não estava de acordo com a postura de neutralidade de Pretória no conflito ucraniano.
No entanto, um ministro responsável pelo controle de armas e um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores disseram na sexta-feira (12) que o país não aprovou nenhum carregamento de armas para a Rússia em dezembro.
"Não aprovamos nenhum armamento para a Rússia [...] não foi sancionado ou aprovado por nós", respondeu ainda Mondli Gungubele, ministro das Comunicações, à rádio 702.
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, encontra a mídia durante entrevista coletiva na sede da aliança militar, em Bruxelas, na Bélgica, em 11 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2023
Panorama internacional
Stoltenberg diz que não há provas de que China forneça armas à Rússia, segundo Reuters
O gabinete do presidente sul-africano Cyril Ramaphosa disse na quinta-feira (11) que uma investigação liderada por um juiz aposentado examinaria a alegação. O Departamento de Defesa da África do Sul prometeu na sexta-feira (12) que daria sua versão da história para a investigação do governo.
Os investidores temem que uma confirmação da entrega de armas por Pretória a Moscou provocará sanções dos EUA contra a África do Sul. Após a Rússia iniciar a operação militar especial na Ucrânia e a imposição de sanções antirrussas sem precedentes pelo Ocidente, vários países do mundo têm aumentado as trocas comerciais e desenvolvido mecanismos em moedas que não o dólar americano, em um fenômeno conhecido como a desdolarização.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала