- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

O que são os mísseis Storm Shadow, e como a Rússia poderia os neutralizar?

© AFP 2023 / Ben StansallMísseis MBDA Storm Shadow/Scalp (à esquerda) e míssil MARTE ER no Airshow Farnborough, a sudoeste de Londres, Inglaterra, Reino Unido, 17 de julho de 2018
Mísseis MBDA Storm Shadow/Scalp (à esquerda) e míssil MARTE ER no Airshow Farnborough, a sudoeste de Londres, Inglaterra, Reino Unido, 17 de julho de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 12.05.2023
Nos siga no
Nesta semana o Reino Unido anunciou o envio de mísseis de longo alcance para as mãos da Ucrânia. Que caraterísticas têm os mísseis, e poderiam ser úteis na luta contra a Rússia?
A guerra por procuração entre a OTAN e a Rússia na Ucrânia testemunhou outra escalada nesta quarta-feira (10), com o Reino Unido anunciando a entrega de mísseis de cruzeiro de longo alcance Storm Shadow para Kiev.
Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, distanciou o Departamento de Estado da decisão do Reino Unido depois que o Kremlin alertou que considerava o desenvolvimento "muito negativo", e que se defenderia do cada vez maior envolvimento britânico no conflito.

O que são os mísseis Storm Shadow?

Os Storm Shadow são mísseis de cruzeiro produzidas em conjunto pelo Matra Bae Dynamics, um gigante de defesa franco-britânico. Eles têm um alcance de até 250 km para a versão de exportação, e de até 560 km para a variante doméstica.
Se disparadas sobre o nordeste da Ucrânia, as armas da variante de exportação teriam alcance suficiente para atingir grandes cidades russas, como Kursk, Belgorod, Voronezh ou Sevastopol, e também uma grande parte de Belarus, incluindo sua capital, Minsk.
Mapa mostrando o alcance do míssil de cruzeiro de longo alcance Storm Shadow, fornecido pelo Reino Unido, que será usado pela Ucrânia, levando em conta seu possível uso em objetos não apenas na Crimeia, mas também no resto da Rússia.
As autoridades britânicas garantiram em privado que Kiev prometeu que os mísseis não seriam usados para atacar alvos dentro do território russo, apesar de seus frequentes ataques dentro do país desde os primeiros meses da operação militar especial.
O Storm Shadow é um míssil lançado do ar que usa tecnologia furtiva, tratando-se do mais potente míssil da OTAN entregue a Kiev até o momento. Ele tem um alcance bem maior do que os 75 km dos foguetes Himars que têm sido entregues em massa desde o ano passado.
O míssil de cruzeiro pesa 1,3 tonelada, tem 5,1 metros de comprimento, cerca de 0,4 metro de diâmetro e uma ogiva em cadeia de 450 kg, o suficiente para destruir fortificações pesadas ou aniquilar prédios de apartamentos, instalações industriais, entroncamentos ferroviários ou colunas de veículos e tropas.
"A ogiva pode ser uma munição de cassete ou uma ogiva penetrante, e tem um peso de 450 kg [...] Como regra, ele é instalado em aeronaves produzidas na Europa [...] Não é instalado em aeronaves dos EUA", comentou Dmitri Drozdenko, editor-chefe do Arsenal Otechestva (Arsenal da Pátria, em russo), um portal russo de notícias e análises de defesa, à Sputnik.
Sergei Khatylev, ex-chefe das forças de mísseis antiaéreos do Comando das Forças Especiais de Defesa Aérea de Moscou, acrescentou em declarações ao jornal Moskovsky Komsomolets que Kiev precisará de "um complexo de voo e navegação, um programa especial com dados sobre alcance, altitude, propulsão, forças g, ângulo de giro" para os anexar aos Su-27 ou MiG-29, e não se sabe como e em que prazo tudo isso será organizado.
Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia (à esquerda), e Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido (à direita), em local de treinamento de tropas ucranianas em usar tanques Challenger 2 em uma instalação militar em Lulworth, Inglaterra, Reino Unido, 8 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.05.2023
Operação militar especial russa
Especialista: é pouco provável que mísseis Storm Shadow afetem equilíbrio de poder na Ucrânia
O Storm Shadow entrou em serviço pela primeira vez em 2002, bem a tempo para a campanha de invasões e bombardeios no Oriente Médio, liderada pelos EUA, no Iraque, Líbia e a Síria.
Os Storm Shadow foram projetados para operar com caças Eurofighter Typhoon, Rafale, Mirage 2000 e Tornado, aeronaves que Kiev não possui, com o Reino Unido e a OTAN estando relutantes em os entregar por temores de que a Rússia as destrua rapidamente. Para colocá-los em operação, seria necessário que a Força Aérea da Ucrânia os adaptasse aos seus caças MiG-29 ou Su-27, bombardeiros de apoio aéreo aproximado Su-25 ou jatos de ataque Su-24.
Uma outra opção seria uma plataforma baseada em terra, mas isso exigiria um sistema de comando e controle totalmente novo, segundo Khatylev.

Como a Rússia responderá?

Além de atacar as armas que estão a caminho de seus destinos, bases aéreas ou o estoque restante de caças e bombardeiros da Ucrânia, a Rússia pode responder à entrega dos Storm Shadow reforçando ainda mais suas defesas de mísseis em camadas.
Khatylev destacou que os meios de entrega dos Storm Shadow são apenas uma parte da equação. A outra é o poder aéreo e as defesas aéreas russas.
"Não estamos permitindo que a Força Aérea da Ucrânia voe. A aviação russa ganhou superioridade aérea", afirmou ele, adicionando que se os mísseis forem lançados, será crucial detectá-los e apontá-los atempadamente, e que que os sistemas capazes de interceptar os Storm Shadow incluem os S-400, S-300 e os Buk-M3 e Buk-M2 de menor alcance operando em conjunto.
As defesas ao redor da Crimeia são um exemplo perfeito de defesas antiaéreas e antimísseis em camadas, sublinhou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала