- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Lavrov: Ocidente abusa abertamente das normas de justiça internacional em relação à Rússia

© Sputnik / Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da RússiaSergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, participa de coletiva de imprensa após discussões com Sergei Aleynik, seu homólogo de Belarus, em Minks, Belarus, 19 de janeiro de 2023
Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, participa de coletiva de imprensa após discussões com Sergei Aleynik, seu homólogo de Belarus, em Minks, Belarus, 19 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.05.2023
Nos siga no
O Ocidente está cinicamente tentando acusar a Rússia de violar o direito internacional, embora ele próprio tenha pisoteado esse direito na Iugoslávia, Iraque e Líbia, disse o ministro da Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.
"Hoje, tentando passar a responsabilidade dos culpados para os inocentes, os países ocidentais tentam cinicamente acusar a Rússia de violar o direito internacional. Aquele direito internacional que pisotearam na Iugoslávia, Iraque, Líbia, desencadeando guerras agressivas contra eles", disse Lavrov no XI Fórum Jurídico Internacional de São Petersburgo.
As decisões do Tribunal Penal Internacional (TPI) são escandalosas e politicamente enviesadas, disse o chefe da diplomacia russa.
"Um ótimo exemplo da 'ordem baseada em regras' é um órgão como o Tribunal Penal Internacional. Esse verdadeiro pseudo-tribunal, que se tornou uma ferramenta dócil nas mãos dos anglo-saxões, segue demonstrando parcialidade política, ineficiência e falta de profissionalismo. Seu envolvimento em questões regionais nunca contribuiu para a resolução política de conflitos, mas apenas os agravou", declarou o chanceler russo.
A operação militar especial russa na Ucrânia, disse o ministro, está sendo realizada de acordo com a Carta das Nações Unidas (ONU) e Moscou informou sobre ela oportunamente.
"A operação militar especial está sendo conduzida com base no Artigo 51 da Carta da ONU, que prevê o direito de autodefesa individual e coletiva e da qual o Conselho de Segurança das Nações Unidas foi oportunamente notificado", frisou o ministro discursando no fórum em São Petersburgo.
Sergei Lavrov, participa de uma reunião com o ministro das Relações Exteriores de Eswatini, Thuli Dladla, em Mbabane, Eswatini, 24 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.03.2023
Panorama internacional
Lavrov relembra tentativas do TPI de investigar crimes dos EUA no Afeganistão
Anteriormente, o TPI, cuja jurisdição a Rússia não reconhece, emitiu um mandado de "prisão" do presidente russo Vladimir Putin e da representante dos cidadãos infantis Maria Lvova-Belova em 17 de março.
O TPI acusa a Rússia de alegadamente "deportar" crianças que as autoridades russas resgataram dos bombardeios ucranianos e levar para fora da zona de guerra para áreas seguras.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала