DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Com achada de 28 novos satélites, Saturno reivindica coroa de detentor de mais luas no Sistema Solar

© AFP 2023 / NASAImagens do sistema de Saturno com suas luas Dione, Tétis, Titã, Mimas, Encélado e Reia feitas pela espaçonave Voyager 1 em novembro de 1980
Imagens do sistema de Saturno com suas luas Dione, Tétis, Titã, Mimas, Encélado e Reia feitas pela espaçonave Voyager 1 em novembro de 1980 - Sputnik Brasil, 1920, 12.05.2023
Nos siga no
Os astrônomos descobriram 28 novas luas de Saturno. O planeta com anéis atinge o número de 117 satélites, superando Júpiter neste ranking.
Saturno tem oficialmente mais luas que qualquer outro planeta no Sistema Solar, ultrapassando Júpiter. A União Astronômica Internacional (UAI) anunciou em cinco de maio a adição de 28 satélites naturais ao planeta com anéis, elevando seu total para 117 contra os 92 de Júpiter.
Como planetas mais massivos do Sistema Solar, Saturno e Júpiter têm atração gravitacional suficiente para arrancar rochas espaciais de suas órbitas ao redor do Sol. Assim, Júpiter e Saturno parecem querer competir entre si pela primazia de planeta do Sistema Solar com o maior número de satélites naturais.
Sendo Saturno e Júpiter os planetas mais massivos do Sistema Solar, eles são mais capazes do que todos os outros planetas de atrair com sua força gravitacional corpos que vagueiam em órbitas ao redor do Sol. Estes objetos, uma vez que se tornam satélites naturais dos planetas, são chamados de "luas irregulares" e muitas vezes têm órbitas estranhas e nem sempre circulares.
Depois de analisar os dados com mais detalhe, os astrônomos descobriram que muitas dessas luas orbitam em uma direção oposta à direção de rotação de Saturno e estão agrupadas, sugerindo que muitas delas são o resultado de uma colisão recente, ou várias colisões, que afetaram algumas das maiores luas de Saturno.
Na verdade, nos últimos anos os dois planetas têm repetidamente contestado o recorde. A última vez foi Júpiter quem tirou o título de Saturno com a descoberta de 15 novos satélites, elevando o número total para 92.
Saturno - Sputnik Brasil, 1920, 31.03.2023
Ciência e sociedade
Telescópio Hubble encontra anéis de Saturno aquecendo sua atmosfera
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала