- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Sem responder se Canadá quer se juntar a AUKUS, ministra ressalta forte interesse em cooperação

© Foto / Domínio público / Bernard Spragg. NZBandeira do Canadá (foto de arquivo)
Bandeira do Canadá (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 09.05.2023
Nos siga no
O Canadá quer trabalhar mais estreitamente com aliados do AUKUS em áreas de tecnologias avançadas, disse a ministra da Defesa canadense, Anita Anand, na segunda-feira (8), quando perguntada se o país queria se juntar ao pacto AUKUS, relata a Reuters.

"O Canadá está altamente interessado em promover a cooperação em IA [inteligência artificial], computação quântica e outras tecnologias avançadas com um nexo de defesa com nossos aliados mais próximos", disse Anand a repórteres em Ottawa.

O governo canadense quer aproveitar de compartilhamento de informações e desenvolvimento de tecnologias avançadas do AUKUS, inclusive recursos de defesa submarina, mas só quer participar do componente não nuclear do acordo de segurança, cita a agência o jornal The Globe and Mail.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak (à direita), o presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese (à esquerda), na base naval de Point Loma, em San Diego, EUA, em 13 de março de 2023, em encontro no quadro do AUKUS, um pacto de segurança trilateral entre a Austrália, o Reino Unido e os EUA. - Sputnik Brasil, 1920, 01.05.2023
Panorama internacional
O que mantém os submarinos australianos em terra, não obstante a transição para o nuclear?
Dado o fato de que o país já faz parte da aliança de inteligência Cinco Olhos entre Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e EUA, a não inclusão do Canadá no AUKUS foi percebida por alguns como um desprezo pelo país, de acordo com o artigo da Reuters.

"Nossos laços com nossos aliados dos Cinco Olhos são fortes e, de fato, continuamos interessados em promover a cooperação em IA e outros esforços de inovação com nossos aliados", disse Anand.

Submarino da classe Soryu Hakuryu é visto atracado na base naval de Sydney, Austrália, em 15 de abril de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 29.04.2023
Panorama internacional
Legislador da Austrália admite 'enorme nível de incerteza' após descoberta no financiamento do AUKUS

AUKUS em poucas palavras

Em setembro de 2021 Camberra, Londres e Washington formaram o pacto AUKUS, que prevê a entrega de submarinos movidos a energia nuclear à Austrália até 2040.
A aliança está focada no compartilhamento da capacidade militar, incluindo ciberinteligência, inteligência artificial e tecnologias quânticas, mas também armas hipersônicas e os submarinos em questão, movidos a energia nuclear.
Embora o AUKUS afirme não se concentrar em nenhum adversário específico, ele é claramente, por sua estrutura e por comentários de suas nações integrantes, destinado a "dissuadir" a China na região do Indo-Pacífico.
O presidente Joe Biden, ao centro, fala enquanto o primeiro-ministro australiano Anthony Albanese, à esquerda, e o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak escutam na base naval de Point Loma, em San Diego, 13 de março de 2023, ao revelarem o AUKUS, um pacto trilateral de segurança entre Austrália, Reino Unido e Estados Unidos. - Sputnik Brasil, 1920, 18.04.2023
Panorama internacional
Burocracia norte-americana pode sufocar o projeto AUKUS, segundo especialistas
O acordo causou controvérsia em todo o mundo porque a Austrália é um Estado livre de armas nucleares, não tendo sequer um programa nacional de energia nuclear, o que significa que toda a tecnologia deve ser importada e adaptada dos Estados Unidos.
Os submarinos da classe Virginia usam urânio militar como combustível, o que aumenta os temores de proliferação nuclear.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала