- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

PL das fake news: ministro chama de 'absurdo' mensagem compartilhada pelo Telegram a usuários

© AFP 2023 / Evaristo SáO secretário de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, chega para uma reunião para discutir medidas para aumentar a segurança nas escolas e prevenir ataques ao Palácio do Planalto, em Brasília, em 18 de abril de 2023
O secretário de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, chega para uma reunião para discutir medidas para aumentar a segurança nas escolas e prevenir ataques ao Palácio do Planalto, em Brasília, em 18 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.05.2023
Nos siga no
O Telegram enviou para os seus usuários um texto no qual diz que "o Brasil está prestes a aprovar uma lei que irá acabar com a liberdade de expressão".
O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, classificou como "absurda" a mensagem compartilhada pelo Telegram a seus usuários contra o projeto de combate às fake news.
Ao comentar a postura do Telegram, Pimenta disse que a vontade das grandes plataformas de redes sociais não é maior que a soberania do Brasil, segundo o G1.

"Inacreditável! Telegram desrespeita as leis brasileiras e utiliza sua plataforma para fazer publicidade contra o PL2630. As medidas legais serão tomadas. Empresa estrangeria nenhuma é maior que a soberania do nosso país", afirmou o ministro citado pela mídia.

Já o relator do projeto, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), classificou a estratégia da rede social de "jogo sujo".
"O jogo sujo das big techs continua. Recebo denúncias de que o Telegram está disparando FAKE NEWS contra o PL 2630 para milhões de usuários. Essa campanha de mentiras não vai prosperar. A Internet não é terra sem lei, e a regulação é uma necessidade", disse o deputado.
O polêmico projeto de combate às fake news tramita na Câmara dos Deputados. Na semana passada, chegou a ser incluído na pauta, mas não foi votado, diante da falta de consenso.
Antes do Telegram, o Google também divulgou em seu site um texto contrário ao projeto. O Supremo Tribunal Federal (STF) ordenou que a empresa assim como outras prestassem depoimento acerca do assunto.
Vista da fachada da Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF), 3 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.05.2023
Notícias do Brasil
STF determina que presidentes do Google, Meta, Spotify e Brasil Paralelo prestem depoimentos à PF
Entretanto, a Meta (plataforma proibida na Rússia por extremismo), se pronunciou hoje (9) contra a mensagem do Telegram dizendo que "refuta o uso de seu nome pelo Telegram na referida mensagem, e nega as alegações no texto".

No texto enviado pelo aplicativo, o mensageiro diz "[...] Google, Meta e outros se uniram para mostrar ao Congresso Nacional do Brasil a razão pela qual o projeto de lei precisa ser reescrito".

O PL2630 estabelece, entre outras coisas, tornar crime a promoção ou financiamento de divulgação em massa de mensagens com conteúdo inverídico por meio de conta automatizada, as chamadas contas-robôs.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала