- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Embaixada russa em Tóquio se preocupa com 'remilitarização do Japão' através da OTAN

© Philip FongSimpatizantes agitam bandeiras na frente de guarda de membros da família real do Japão durante a tradicional cerimônia de saudação de ano-novo no Palácio Imperial, em Tóquio. Japão, 2 de janeiro de 2023
Simpatizantes agitam bandeiras na frente de guarda de membros da família real do Japão durante a tradicional cerimônia de saudação de ano-novo no Palácio Imperial, em Tóquio. Japão, 2 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.05.2023
Nos siga no
A Rússia está preocupada com o aumento dos gastos militares do Japão e com o fortalecimento das suas capacidades militares, bem como com a fixação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na região, disse o vice-chefe da missão diplomática russa no Japão, Gennady Ovechko, em entrevista à Sputnik.
O diplomata indica que iniciativas sérias, como a atualização dos documentos doutrinários de defesa e segurança e o aumento sem precedentes do orçamento militar, são impulsionadas sem a devida discussão ou aprovação do povo japonês.

"O impulso do governo de Fumio Kishida para a remilitarização do Japão é um desenvolvimento preocupante [...] Estamos testemunhando tentativas de transformar as Forças de Autodefesa do Japão em um verdadeiro Exército capaz de conduzir operações ofensivas", afirma o diplomata russo.

Bandeiras do Japão e da China (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 01.05.2023
Panorama internacional
Mídia chinesa: giro militar do Japão terá 'sério impacto' na estabilidade regional
Ele ressalta também o fato da realização pelo Japão de exercícios militares em larga escala perto das fronteiras da Rússia, envolvendo participantes de fora da região, a tendência do partido governista do Japão de discutir a suspensão das restrições às transferências de armas letais para terceiros países, apesar da opinião pública negativa, e a apresentação unilateral de informações na mídia japonesa.
Ao falar sobre a instalação de um escritório de ligação da OTAN em Tóquio, Ovechko disse que as ambições globalizantes da Aliança Atlântica representam novas ameaças.

"A Rússia tem se oposto constantemente à criação de novos blocos militares e à expansão dos existentes, inclusive na região da Ásia-Pacífico. A OTAN, a tese do papel global da aliança e a necessidade de ir além de sua área de responsabilidade tradicional, a euro-atlântica, têm sido expressas com frequência cada vez maior", indica ele.

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, à direita, e o ministro das Relações Exteriores do Japão, Yoshimasa Hayashi, falam em uma coletiva de imprensa à margem de uma reunião de ministros das Relações Exteriores da OTAN na sede da OTAN em Bruxelas, 4 de abril de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 08.05.2023
Panorama internacional
'O espinho que OTAN cravou no Leste da Ásia afetará todos os países asiáticos', alerta jornal chinês
Em sua opinião, tudo está sendo feito para tornar o mundo ainda mais perigoso, a fim de impedir a existência de centros de poder alternativos capazes de conter a hegemonia ocidental.
"São os países da Ásia-Pacífico que são responsáveis pela situação de segurança em sua casa, têm todos os recursos necessários para isso e não precisam da tutela de agentes externos que buscam suas próprias metas mercenárias", salienta Ovechko.
Warren Buffett, presidente e CEO da Berkshire Hathaway, fala durante um jogo de bridge após a reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway em Omaha - Sputnik Brasil, 1920, 06.05.2023
Panorama internacional
Bilionário Warren Buffet diz preferir investir no Japão do que em Taiwan ante tensões EUA-China
As preocupações de Moscou foram causadas pelos esforços de Tóquio para aumentar as "capacidades de contra-ataque" do Japão para poder responder às supostas ameaças chinesas e norte-coreanas, de acordo com três documentos de segurança importantes adotados em dezembro de 2022.
Os documentos sobre segurança nacional incluem um aumento no orçamento de defesa japonês para 2% do PIB até 2027, ou cerca de 11 trilhões de ienes (R$ 410 bilhões). Para efeito de comparação, os gastos com defesa do Japão em 2022 totalizaram 5,4 trilhões de ienes (R$ 200 bilhões), o que representa 1,24% do PIB.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала