- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Diplomatas dos EUA pedem fim da diplomacia com Irã e exigem pressão máxima de Biden

© AP Photo / Alex BrandonO presidente dos EUA, Joe Biden, durante reunião com o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês), em 13 de novembro de 2022
O presidente dos EUA, Joe Biden, durante reunião com o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês), em 13 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.05.2023
Nos siga no
Diversos ex-diplomatas dos EUA instaram formalmente o presidente Joe Biden a acabar com a diplomacia com o Irã em relação ao Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla inglês), informou a Fox News.
A emissora relatou que os antigos diplomatas afirmam que a atual estratégia de Biden de aliviar as sanções por bom comportamento é perigosa.
O grupo instou Biden a abandonar a diplomacia com o Irã e impor novamente a política de pressão máxima contra a República Islâmica para proteger o povo americano das "ameaças", não apenas iraniana como de outros países.

"A abordagem de oferecer o alívio antecipado das sanções e confiar no regime [iraniano] é um passo totalmente equivocado e irresponsável dado o registro do regime em mentir sobre seu programa nuclear", afirma o grupo de ex-diplomatas.

O JCPOA foi firmado entre o Irã e seis potências mundiais (Rússia, Estados Unidos, China, França, Reino Unido e Alemanha) para garantir o caráter civil do programa nuclear iraniano.
Porém, com o rompimento unilateral do acordo pelos Estados Unidos em 2018, sob o governo de Donald Trump, e o restabelecimento das sanções americanas, Teerã também deixou o programa.
O novo acordo quase regressou em setembro de 2022, antes de o Irã recuar depois que os países ocidentais rejeitaram a exigência do país que cessassem as investigações sobre instalações nucleares não declaradas.
Marinha do Irã - Sputnik Brasil, 1920, 08.05.2023
'É hora de ser determinado': Irã alerta EUA e aliados para que não ameacem navios do país
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала