- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Barcos de milícia da China se aproximam de manobras de navios da Índia e da ASEAN, diz mídia

© Foto / Conta WeChat da Frota do Mar do Sul da China do Exército de Libertação Popular (ELP) chinêsGrupo liderado pelo porta-aviões Shandong em exercícios no mar do Sul da China
Grupo liderado pelo porta-aviões Shandong em exercícios no mar do Sul da China - Sputnik Brasil, 1920, 09.05.2023
Nos siga no
De acordo com um relato da Reuters, barcos da chamada milícia marítima da China se aproximaram de embarcações que participavam do primeiro exercício naval conjunto entre a Índia e os Estados-membros da ASEAN.
Barcos pertencentes a uma milícia marítima chinesa navegaram em uma área em que as marinhas da Índia e de vários outros países asiáticos estavam participando de exercícios no mar do Sul da China, informou na segunda-feira (9) a agência britânica Reuters, citando duas fontes indianas.
A fase marítima de dois dias do Exercício Marítimo ASEAN-Índia (AIME 2023) começou no domingo (7) com a participação de navios e aeronaves da Índia, Vietnã, Tailândia, Filipinas, Indonésia e Brunei, que integram a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês).
Eles estavam na Zona Econômica Exclusiva do Vietnã quando os barcos chineses se aproximaram deles, disseram fontes indianas. No entanto, os barcos da milícia e as embarcações navais se cruzaram sem nenhum confronto, referiram.
Barco de pesca das Filipinas junto de navio da Guarda Costeira da China, no banco de areia de Scarborough, mar do Sul da China, 6 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.03.2023
Panorama internacional
Filipinas decidem publicitar todos os incidentes marítimos com Pequim no mar do Sul da China
Um navio de pesquisa chinês também estava seguindo esses barcos em direção à mesma área, disseram as fontes, acrescentando que as autoridades indianas rastrearam os movimentos de pelo menos cinco barcos da milícia.
Pequim não respondeu às perguntas da Reuters sobre o suposto incidente e seus motivos. Os governos indiano e vietnamita também não quiseram comentar. De acordo com Van Pham, gestor da organização de pesquisa vietnamita South China Sea Chronicle Initiative (SCSCI), que monitora dados de rastreamento de embarcações, o navio de pesquisa chinês Xiang Yang Hong 10 se aproximou a 16 km de um navio de guerra vietnamita que participava das manobras.
Trata-se do primeiro Exercício Marítimo ASEAN-Índia (AIME-2023) organizado em conjunto pelas marinhas da Índia e de Cingapura. A China reivindica a soberania de praticamente todo o mar do Sul da China, que também é considerado como seu por outros países na região.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала