- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialista: rivalidade entre Alemanha e Polônia pode agravar divisão na Europa

© StringerCerimônia de boas-vindas do batalhão multinacional da OTAN liderado pelos Estados Unidos, em Orzysz, na Polônia
Cerimônia de boas-vindas do batalhão multinacional da OTAN liderado pelos Estados Unidos, em Orzysz, na Polônia - Sputnik Brasil, 1920, 08.05.2023
Nos siga no
A rivalidade entre a Alemanha e a Polônia poderia exacerbar a divisão na Europa, que é benéfica para os EUA, acredita Uriel Araujo, pesquisador especializado em conflitos internacionais e étnicos.

"Há uma disputa germano-polonesa acontecendo no coração da Europa [...] Varsóvia, entretanto, lançou uma campanha legal contra Berlim para reparações de guerra [Segunda Guerra Mundial]. Retórica desagradável sobre o papel proeminente desta última na UE [descrito como um Quarto Reich] faz parte desta disputa. O atrito é sobre divergências históricas, mas também tem profundas implicações geopolíticas", observa-se no artigo para InfoBrics.

De acordo com o especialista, a Polônia busca usar o conflito ucraniano para se tornar o principal reduto da presença militar dos EUA na Leste Europeu, e Washington usa as ambições de Varsóvia para se opor a Berlim.

"Outra evidência de tais aspirações são os avanços concretos ucraniano-poloneses em direção a uma confederação [...] Em qualquer caso, a emergente aliança Polônia-Ucrânia poderia significar uma mudança para leste do centro de gravidade geopolítico do bloco europeu, atualmente baseado na França e na Alemanha", apontou ele.

Ele também lembrou que os EUA, a Polônia e a Ucrânia sempre se opuseram à construção do gasoduto Nord Stream (Corrente do Norte), mas Berlim resistiu quase até o fim à pressão americana, e então os gasodutos foram explodidos.
"Um ator local como a Polônia, de fato, pode se tornar disponível para ser usado como um representante americano, ao mesmo tempo em que aumenta as tensões no continente. Resta ver o que pode ganhar com isso."

Por fim, o autor enfatizou que "em qualquer caso, o Ocidente político liderado pelos EUA hoje é uma casa dividida".

Soldados ucranianos e poloneses conduzindo um tanque Leopard 2 durante treinamento em uma base militar em Swietoszow, Polônia, em 13 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.05.2023
Operação militar especial russa
Provocações da Polônia contra Rússia podem resultar em guerra mundial e milhões de mortes, diz mídia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала