- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Espaçonave secreta não tripulada da China retorna à Terra após missão de 9 meses

© AFP 2023Lançamento de foguete Longa Marcha 2F do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, na China, em 15 de setembro de 2016
Lançamento de foguete Longa Marcha 2F do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, na China, em 15 de setembro de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 08.05.2023
Nos siga no
Uma espaçonave chinesa não tripulada regressou à Terra nesta segunda-feira (8), depois de permanecer em órbita por 276 dias, informou a mídia estatal do país. O aparelho foi lançado no início de agosto de 2022.
A Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China, a maior empresa espacial contratante da defesa do país, elogiou a missão classificada como um "sucesso completo", dizendo que ela "marca um avanço importante" na pesquisa da China no domínio da tecnologia, escreve South China Morning Post.

A nave espacial reutilizável "fornecerá uma maneira mais prática e econômica para o uso pacífico do espaço", disse a empresa. Entretanto, não se sabe quase nada sobre a missão. Que espaçonave era, quais tecnologias foram testadas, quão alto ela voou, bem como o trajeto de suas órbitas. Imagens da nave nem características técnicas ainda não foram reveladas ao público.

Alguns especialistas suspeitam que o aparelho espacial da China poderia ser dotado de equipamentos avançados de detecção e de imagem para coletar informações sobre alvos potenciais e monitorar áreas de interesse sensíveis.
Satélite espacial orbitando a Terra (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 08.05.2023
Corrida armamentista entre potências duplica ameaça de guerra espacial, diz mídia
Outro uso potencial é a implantação de pequenos satélites ou outras cargas úteis em órbita. Isso pode incluir satélites de comunicação, sistemas de navegação ou outros tipos de sensores que podem ser usados para fins militares ou governamentais, escreve o jornal.
Com base na capacidade de carga útil do foguete Longa Marcha 2F, que lançou a espaçonave reutilizável, os especialistas dizem que é provável que seja semelhante em tamanho e design à Boeing X-37B da Força Aérea dos EUA.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала