DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Desenterram na Polônia rara adaga da Idade do Bronze de 3.500 anos (FOTO)

© Foto / Thomas Koiki/Escritório Estadual para Preservação de Monumentos e Arqueologia de Saxônia-AnhaltVista aérea da igreja construída por Otão, o Grande em Saxônia-Anhalt, Alemanha
Vista aérea da igreja construída por Otão, o Grande em Saxônia-Anhalt, Alemanha - Sputnik Brasil, 1920, 08.05.2023
Nos siga no
Uma rara adaga da Idade do Bronze foi descoberta em uma floresta perto de Krasnystaw, no sudeste da Polônia. O artefato está em boas condições, sem evidência de desgaste no gume.
O objeto foi fundido em uma forma lenticular, a base semicircular tem três rebites de cada lado aos quais um cabo, provavelmente feito de madeira, teria sido prendido, escreve Thehistoryblog.

Estima-se que a adaga date de aproximadamente 1500 a.C., e é a primeira de seu tipo a ser encontrada na área. Destaca-se também que em toda a Polônia há apenas cerca de uma dúzia destes artefatos.

O objeto não foi feito localmente, mas teria sido trazido para a área pelos povos que habitavam na região do Danúbio, onde hoje se situam a Hungria, República Tcheca, Áustria e Eslováquia.
O artefato foi descoberto por uma pessoa que trabalha com a associação histórica Wolica, sob a égide do Conservatório Provincial de Monumentos de Lublin, com uso de um detector de metais.
A equipe estava procurando por objetos das guerras mundiais quando encontrou a adaga no solo a pouca profundidade, a apenas alguns centímetros da superfície.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала