- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Chanceler da Turquia diz que EUA sugeriram que Ancara enviasse S-400 para Kiev

© Sputnik / Ministério da Defesa da Rússia / Acessar o banco de imagensSistema de defesa antiaérea S-400 (imagem referencial).
Sistema de defesa antiaérea S-400 (imagem referencial). - Sputnik Brasil, 1920, 07.05.2023
Nos siga no
Os Estados Unidos sugeriram que a Turquia enviasse seus sistemas de defesa aérea S-400, comprados da Rússia, para a Ucrânia, mas Ancara rejeitou a oferta por afetar sua independência nacional, disse o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, neste domingo (7).
Em abril de 2021, os EUA excluíram a Turquia do programa F-35 depois que Ancara comprou os sistemas de defesa aérea S-400 da Rússia. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse mais tarde naquele ano que Washington ofereceu que Ancara comprasse jatos F-16, uma geração atrás dos F-35. No entanto, o acordo precisa da aprovação do Congresso dos EUA, com muitos legisladores se opondo fortemente à iniciativa.

"Houve várias propostas dos EUA considerando os S-400. Disseram-nos: 'Dê-nos o controle'. Esta é uma proposta que afeta nossa independência. Onde está nossa independência então? [...] Até nos ofereceram o envio deles [S-400] para a Ucrânia, mas dissemos que não podíamos", disse Cavusoglu à emissora turca Haberturk.

A Turquia assinou um contrato com a Rússia para a compra dos sistemas de mísseis antiaéreos S-400 no valor de US$ 2,5 bilhões (cerca de R$ 12,3 bilhões) em 2017, com opção de compra de outro lote. Pelo contrato, o primeiro lote deveria ser uma compra direta, enquanto a entrega do segundo regimento também previa troca de tecnologia, produção conjunta e integração de software.
O primeiro regimento dos sistemas de mísseis antiaéreos S-400 foi entregue à Turquia em 2019. Em agosto de 2022, Moscou disse que o fornecimento do segundo regimento também estava em andamento. No entanto, a entrega foi adiada em março de 2023 devido à objeção de Ancara a uma cláusula que proíbe a revenda do equipamento para terceiros países, informou a mídia turca.
Sistemas de defesa antiaérea russos S-400 - Sputnik Brasil, 1920, 07.05.2023
Operação militar especial russa
Regime de Kiev perde mais de 340 combatentes em 24 horas em confronto com forças russas
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала