Após declarar fim da pandemia da COVID-19, OMS diz ser impossível erradicar o vírus

© Foto / Pixabay / visuals3DdeSARS-CoV-2 (imagem referencial)
SARS-CoV-2 (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 07.05.2023
Nos siga no
A Organização Mundial da Saúde sublinhou que o vírus que provoca a doença tem evoluído, apesar das medidas que têm sido tomadas a nível mundial contra ele.
Mike Ryan, diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou em uma entrevista publicada no sábado (6) no Twitter ser "muito improvável, se não impossível" erradicar ou eliminar a COVID-19.
Ryan explicou que o vírus SARS-CoV-2 "evoluiu rapidamente" e "pode se deslocar de humanos para animais e de animais para humanos, portanto, pode se esconder em diferentes partes do nosso ecossistema, não apenas em humanos", tornando impossível sua erradicação ou eliminação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é vacinado com a dose de reforço pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Brasília (DF), 27 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.02.2023
Notícias do Brasil
Lula recebe vacina bivalente contra a COVID-19 no lançamento de campanha de imunização
"A história das pandemias é que os vírus pandêmicos e as cepas pandêmicas que causam pandemias geralmente permanecem no sistema humano por anos, décadas", disse. O funcionário da OMS também questionou se é possível eliminar a ameaça à saúde pública associada ao vírus, sublinhando que a comunidade global já está fazendo isso através da vacinação e de tratamento.
"Podemos acabar com a emergência, mas não podemos acabar com o vírus", opinou Mike Ryan.
Maria Van Kerkhove, líder técnica da OMS sobre a COVID-19, apoiou a ideia.
"Penso que o que estamos dizendo é que o vírus veio para ficar e precisamos geri-lo melhor e continuar reduzindo o impacto e a ameaça", sugeriu ela.
Na sexta-feira (5) Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, anunciou em uma entrevista divulgada na sexta-feira (5) o fim da "emergência de saúde global".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала