- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Turquia manterá laços com a Rússia com ou sem Erdogan, prevê mídia

© AP Photo / Vyacheslav ProkofyevRecep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, ouve Vladimir Putin, seu homólogo da Rússia, em Astana, no Cazaquistão, em 13 de outubro de 2022
Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, ouve Vladimir Putin, seu homólogo da Rússia, em Astana, no Cazaquistão, em 13 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 06.05.2023
Nos siga no
Após falar com acadêmicos e politólogos, a agência britânica Reuters concluiu que, se Erdogan perder as próximas eleições, a Turquia seguiria uma orientação mais pró-ocidental, mas sem descurar as relações com a Rússia.
Ancara deve manter relações fortes com a Rússia independentemente do resultado das eleições na Turquia neste mês, avaliou na sexta-feira (5) a agência britânica Reuters, que citou analistas.
Em 14 de abril serão realizadas eleições presidenciais e parlamentares na Turquia. As pesquisas de opinião indicam uma vantagem para o opositor Kemal Kilicdaroglu, apesar de todas as mudanças possíveis até o dia da votação, e apesar de os números não significarem necessariamente uma vitória para ele no dia da votação. Acredita-se que uma vitória de Kilicdaroglu mudará o rumo da Turquia para uma posição mais pró-ocidental.
No caso de nenhum dos candidatos obter uma maioria de votos, haverá um segundo turno em 28 de abril.
Como referiu a Reuters, Ancara tem tentado um equilíbrio diplomático entre Moscou e Kiev desde o começo da operação militar especial da Rússia em 24 de fevereiro de 2022. A Turquia se opõe às sanções ocidentais contra a Rússia e tem laços estreitos com ambos os vizinhos do mar Negro, mas também critica a ação militar da Rússia e enviou drones de combate para a Ucrânia.
Ao mesmo tempo, a Turquia e a Rússia têm reforçado suas relações econômicas, com a assinatura de vários acordos comerciais em agosto de 2022. A mídia mencionou ainda a abertura em abril da primeira usina nuclear turca, construída pela empresa estatal russa Rosatom. A cerimônia contou com a participação de Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan, presidentes da Rússia e da Turquia, respectivamente. O primeiro disse que o projeto ajudou a "fortalecer a parceria multifacetada entre nossos dois Estados".
Militares turcos junto do mausoleu do fundador do pa´ís, Mustafa Kemal Ataturk, Ancara, Turquia, 10 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 08.03.2023
Panorama internacional
Como a Turquia enfrenta desafios da política externa estando entre Rússia e EUA?
"A Turquia não pode deixar a Rússia de lado, ela é um vizinho poderoso e temos fortes laços econômicos e comerciais que estão diretamente relacionados aos nossos interesses nacionais", destacou Fatih Ceylan, diretor do Ankara Policy Centre, um think tank sediado na capital turca.
Se Kilicdaroglu tirar o cargo a Erdogan, a Turquia promoverá as relações tanto com a Rússia como os EUA e reduzirá sua "dependência energética" da primeira de 50% para 30%, segundo Ahmet Erozan, vice-chefe do partido IYI, parte de uma aliança opositora de seis partidos. O próprio Kemal Kilicdaroglu prometeu uma "continuação sólida e confiável das relações entre a Turquia e a Rússia" se sair vencedor.
Na opinião de Birgul Demirtas, professora de relações internacionais da Universidade Turco-Alemã de Istambul, Turquia, Ancara também lutaria pela adesão à União Europeia (UE) e aos seus valores, mas mesmo após a nova política ser "ancorada na orientação para o Ocidente", ela exigiria igualdade "nas relações internacionais da Turquia com todos os atores internacionais, inclusive a UE, os EUA e a Rússia".
De acordo com os analistas referidos pela Reuters, a abordagem da Turquia é motivada pela "crise econômica severa", que forçou Erdogan a melhorar relações com países como os Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Israel, e também atualmente com o Egito e a Síria.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала