DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Mistério da Mona Lisa poderia ter sido resolvido por historiador da Itália

© Leonardo da VinciMona Lisa
Mona Lisa - Sputnik Brasil, 1920, 06.05.2023
Nos siga no
Silvano Vinceti revelou sua conclusão sobre o significado da obra-prima de Leonardo da Vinci, que tem sido alvo de diversas teorias ao longo do tempo.
A ponte romana Romito di Laterina, em Toscana, na província italiana de Arezzo, é a ponte que Leonardo da Vinci pintou atrás da enigmática Mona Lisa, concluiu o historiador italiano Silvano Vinceti.
Vinceti teria dito a repórteres em Roma que chegou a essa conclusão após uma uma análise minuciosa, após combinar manuscritos históricos e imagens recentes de drones. Em seguida Vinceti comparou a pintura e as fotografias da área em questão, e viu que o único arco remanescente da ponte, se usado para modelar quatro arcos do mesmo tamanho, se encaixaria perfeitamente sobre o rio Arno.
"Apenas um arco permanece da ponte, mas entre 1501 e 1503 a ponte era muito movimentada, como mostra um documento sobre o estado dos bens nas propriedades da família Medici, encontrado nos arquivos estatais de Florença [...] A forma distinta do Arno ao longo desse trecho do território corresponde ao que Leonardo retratou na paisagem à esquerda da nobre retratada na famosa pintura", disse ele.
Em 1503, quando Leonardo da Vinci começou a trabalhar no retrato que se acredita ser de Lisa Gherardini (a esposa de um rico comerciante, Francesco del Giocondo), o pintor já estava empregado na área do Vale do Arno como engenheiro. Vinceti está convencido de que Leonardo da Vinci deve ter optado por cruzar essa ponte quando andava a cavalo entre as cidades de Arezzo, Fiesole e Florença.
Arte de Leonardo da Vinci - Sputnik Brasil, 1920, 19.04.2023
Ciência e sociedade
Desvendado mistério das manchas no Codex Atlanticus de Leonardo da Vinci (FOTOS)
"Onde quer que Leonardo fosse, ele fazia desenhos realistas. Na paisagem da Mona Lisa há vários detalhes do mundo real", apontou ele, destacando os barros de argila visíveis na parte superior esquerda da obra, que também são da parte superior do Vale do Arno.
"É possível ver esses penhascos no Codex Madrid II e na paisagem da Virgem das Rochas. A Royal Collection em Londres tem vários desenhos dessa área", afirmou Silvano Vinceti.
O pesquisador também acredita que, como Leonardo da Vinci trabalhou intermitentemente na pintura por muitos anos, ele pode ter tido diferentes fontes de inspiração. De acordo com Vinceti, a tela está repleta de significados simbólicos ocultos. Entre as muitas teorias que circularam ao longo das décadas, algumas têm argumentado que a Mona Lisa era um autorretrato disfarçado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала